Notícia

Jornal da Ciência online

Presidente da SBPC, Renato Janine, faz conferência de abertura da VII Reconcitec

Publicado em 25 novembro 2021

Evento, que terá transmissão pela TV UFRB, acontece no dia 30, às 15h30

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é o palestrante da conferência de abertura da VII Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (RECONCITEC), a ser realizada, de forma virtual, no próximo dia 30, às 15h30min, com transmissão pela TV UFRB.

O tema da conferência é “Viva a Ciência!” – proposição central desta edição da RECONCITEC. Para Renato Janine, “falta no Brasil uma consciência sobre a influência da pesquisa na prosperidade econômica e social”. “Talvez as pessoas valorizassem mais a ciência se tivessem uma noção mais clara do quanto devem à ciência”, disse em entrevista à Revista Pesquisa Fapesp.

Renato Janine Ribeiro é professor sênior do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com mandato até 2023; ex-ministro da Educação (2015); e ex-diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ribeiro é acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito. Formou-se em Filosofia pela USP em 1971 e defendeu seu mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, em 1973. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, em 1984.

Ribeiro tem 100 capítulos de livros (isto é, artigos publicados em livros). Publicou 14 livros como autor único, três em parceria e ainda organizou quatro livros coletivos. Participou de 18 eventos no Brasil. Publicou 83 artigos em periódicos especializados, 14 trabalhos em anais de eventos e 21 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).

RECONCITEC

A VII RECONCITEC, acontece no período de 30 de novembro a 03 de dezembro, é destinada a toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

A RECONCITEC visa à difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Concomitantemente à VII RECONCITEC, vão ser realizados o XV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XV SEPIP), o VI Simpósio de Extensão, o II Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos, a IX Feira Acadêmica de Economia Solidária (IX FAESOL) e III Simpósio de Graduação da UFRB, tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Com informações do Currículo Lattes de Renato Janine.

Mais sobre a programação da RECONCITEC em:

https://ufrb.edu.br/ppgci/reconcitec2021.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Brasil Amazônia Agora Instituto Humanitas Unisinos