O presidente da França, Emmanuel Macron, marcou presença na cerimônia de abertura da unidade do Institut Pasteur em São Paulo, realizada na noite de quarta-feira (27), no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital.
O convênio entre o Institut Pasteur e a USP foi estabelecido em março de 2023, durante um evento que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na sede do Institut Pasteur em Paris.
A inauguração da unidade em São Paulo consolida essa parceria e fortalece os laços entre os dois países. Esta foi a primeira vez que um presidente da França visitou o campus da USP ao longo dos 90 anos de sua história.
Macron agradeceu a colaboração e demonstrou entusiasmo com as possíveis colaborações que poderão surgir a partir do Institut Pasteur em São Paulo. Ele destacou a importância da pesquisa desenvolvida no local e ressaltou que a ciência produzida ali ultrapassa as fronteiras da cooperação entre França e Brasil, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e beneficiando a humanidade.
O Institut Pasteur é uma instituição privada e sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa científica e ao desenvolvimento de vacinas e terapias para prevenir e combater doenças infecciosas e não infecciosas, com foco na saúde pública. Fundado em 1888 em Paris, o Institut Pasteur possui atualmente 32 unidades afiliadas à rede Pasteur em todo o mundo.