Notícia

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Presidente da Fapesp realiza balanço semestral

Publicado em 06 abril 2016

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação recebeu, nesta quarta-feira, 6/4, José Goldemberg, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que apresentou balanço de sua gestão. Ele chamou atenção para os mais de 150 acordos de cooperação internacional de que participa a entidade, programa estratégico que teve início há cerca de uma década. 

"Na maior das descobertas científicas dos últimos anos, que poderá valer um futuro Prêmio Nobel, havia brasileiros envolvidos, com bolsas da Fapesp", disse Goldemberg, referindo-se à detecção das ondas gravitacionais (minúsculas distorções no espaço-tempo que eram a única parte da Teoria da Relatividade Geral de Einstein ainda não confirmada pela ciência). 

Outro ponto destacado por Goldemberg consiste no que se denomina hoje de Rede Zika. Integrante dos projetos de longo prazo da Fapesp, a Rede Zika, em seus sete anos de vida, de 2000 a 2007, acumulou volume de conhecimento científico que permitiu ao Estado reagir rapidamente no controle da doença. 

Pauta

A reunião foi presidida por Orlando Bolçone (PSB) e contou com Mauro Bragato (PSDB), Carlos Neder (PT), Davi Zaia (PPS), Delegado Olim (PP) e Welson Gasparini (PSDB). Na apreciação da pauta, foi aprovado requerimento, de Carlos Neder, para a realização de evento, com apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos e das Fundações Públicas, com o objetivo de tomar conhecimento do novo Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.