Notícia

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Presidente da Fapeg representa o Confap em evento no Congresso Nacional

Publicado em 04 junho 2014

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, representou o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) no debate sobre a Revisão do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) realizado na Câmara dos Deputados, no dia 3 de junho.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, e contou com a presença da procuradora jurídica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Maria Cristina Ribeiro Leftel, integrante do Grupo de Trabalho Jurídico do Confap, que contribuiu para a legislação proposta.

O encontro foi conduzido pelo deputado Izalci, que preside a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, que salientou a importância de que a PEC 12 seja aprovada logo no Senado. Ele ainda sugeriu que o Regime Diferenciado de Contratações entrasse como medida provisória, enquanto na opinião de Sibá Machado deveria ser considerado prioridade. Para Sibá Machado o processo de atualização das leis que regem a pesquisa no país não pode parar por causa das próximas eleições. Neste sentido, propôs contato direto com os presidentes da Câmara e do Senado.

Maria Zaira falou dos diversos instrumentos em tramitação, das especificidades das Fundações de Amparo à Pesquisa e da necessidade da desburocratização das atividades de pesquisa, entre outros assuntos.

Fonte: Confap