Notícia

São Carlos em Rede

Presidente da Câmara: "união de instituições de pesquisa beneficiam a cidade"

Publicado em 22 outubro 2013

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), destacou em sua fala durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que a união entre instituições de pesquisa, bem como atos em conjunto de diferentes partidos políticos, só trarão benefícios para a cidade. O evento aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (21), no Auditório do Paço Municipal.

O parlamentar parabenizou os três cientistas que atuam em São Carlos e que foram homenageados, bem como duas instituições de pesquisa. Agradeceu ainda ao secretário Tundisi e ao prefeito pela iniciativa do evento.

Marquinho destacou que a homenagem promovida é muito justa e que esses profissionais desenvolvem trabalhos de muita relevância na academia e na área científica de São Carlos. "A Câmara se sente orgulhosa de participar de um momento como esse, de uma homenagem a três renomados nomes da ciência, não só em São Carlos, como no Brasil e no mundo", disse. O parlamentar também parabenizou às instituições homenageadas: o Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMa) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC), que anualmente formam milhares de profissionais.

AUTORIDADES - O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do deputado estadual Roberto Massafera, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e coordenadoria do Meio Ambiente, José Galizia Tundisi (organizador do evento) também compuseram a mesa de autoridades. Assim como o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, José Adolfo Melfi, o presidente da Acadêmia de Ciências do Estado de São Paulo, José Eduardo Krieger, o juiz da 2ª Vara de São Carlos, Paulo Scanavez e o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Roberto Berlinck.

Secretários e diretores municipais, representantes das universidades homenageadas e os vereadores Rodson Magno, Cidinha do Oncológico, Penha e Sergio Rocha, também prestigiaram a abertura.

HOMENAGEADOS - O professor Doutor Edgar Dutra Zanotto recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, o prof. Dr. Silvio Crestana (representado por Luiz Henrique Capparelli Mattoso) foi homenageado por sua contribuição à ciência e ao desenvolvimento científico e tecnológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outro homenageado, o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato recebeu congratulações por seu ingresso na Pontifícia Accademia Delle Scienze. Já as duas instituições de pesquisa, o DEMA/UFSCar e o ICMC/USP), foram parabenizadas pela contribuição ao desenvolvimento da ciência no país.

Para o prefeito Paulo Altomani, que estudou e ministrou aulas na USP, esta oportunidade foi uma maneira de prestar agradecimento. "É uma forma de agradecermos o esforço e a colaboração desses mestres, que atuam em benefício da ciência. É um orgulho para São Carlos contar com o trabalho de todos eles e a homenagem foi muito bem colocada pelo professor Tundisi", disse o prefeito.

SEMANA - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em São Carlos, oferece programação de 21 a 26 de outubro. Mais detalhes da programação podem ser encontrados no site da Prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br).

Escrito por Redação