Notícia

JC e-mail

Presidência da Fapesp tem candidatos

Publicado em 30 agosto 2007

 

Membros do Conselho Superior definem lista tríplice para cargo máximo da Fundação. Governador José Serra escolherá o novo presidente

Os candidatos para o cargo de presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que automaticamente também será o presidente da Fundação, foram definidos nesta quarta-feira (29/8).

Em reunião, os membros do conselho escolheram os nomes da lista tríplice.

A lista foi entregue por Marcos Macari, presidente em exercício da Fapesp, a Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior, que a encaminhou ao governador José Serra.

No primeiro escrutínio foram registrados 12 votos para Celso Lafer. Na segunda rodada foram escolhidos José Arana Varela, com 12 votos, e José Tadeu Jorge, com 11.

Lafer é professor titular da Faculdade de Direito da USP e um dos integrantes do comitê consultivo da Organização Mundial do Comércio (OMC). Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, além de embaixador do Brasil junto à OMC e junto à Organização das Nações Unidas.

Varela é professor titular do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Sociedade Brasileira de Materiais.

Tadeu Jorge é reitor da Unicamp e professor-titular da Faculdade de Engenharia Agrícola, da mesma universidade. Foi pró-reitor de desenvolvimento universitário e diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp e diretor técnico da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico.

No dia 14, Carlos Vogt deixou a presidência da Fapesp, quando terminou seu mandato no Conselho Superior. A convite do governador José Serra, Vogt assumiu a Secretaria de Ensino Superior.

(Agência Fapesp, 30/8)