Notícia

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Preservação da Serra do Japi preocupa parlamentar

Publicado em 02 março 2012

A preservação máxima da Serra do Japi frente aos avanços da especulação imobiliária na área de preservação foi defendida nesta terça-feira, 28/2, pelo deputado Pedro Bigardi (PCdoB). Além de citar estudos que confirmam a necessidade de transformar este patrimônio ambiental em uma unidade de conservação integral " como determina o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), Bigardi ainda lembrou a luta de ativistas, entidades e da juventude pelo aumento na proteção da área de mata nativa da Serra do Japi - pedaço da Mata Atlântica localizado entre os municípios de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus.

O deputado jundiaiense também citou a denúncia do jornal "O Estado de São Paulo" sobre a intenção da prefeitura de Jundiaí em liberar a construção de hotéis na Serra do Japi. O parlamentar classificou como "oportunista, paliativo e eleitoreiro" o fato de um projeto de lei ter sido enviado pelo Executivo daquela cidade à câmara municipal somente após a descoberta feita pelo Estadão.

Com uma apresentação de imagens da Serra do Japi feitas no Plenário, Bigardi ainda evidencia enormes mansões e até quadra de tênis na parte mais alta da reserva ambiental.

O deputado é autor do projeto de lei que pede a criação do Parque Estadual Serra do Japi, inclusive com embasamento de estudos realizados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). (jr)

pabigardi@al.sp.gov.br