Notícia

Planeta online

Presença de coronavírus no ar reforça necessidade de ventilar o ambiente

Publicado em 15 agosto 2020

Por Júlio Bernardes, do Jornal da USP

Uma pesquisa realizada no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) comprova a presença do coronavírus em suspensão no ar. O vírus foi identificado em microgotículas que as pessoas expelem quando conversam ou expiram e podem ficar suspensas no ar durante horas, havendo possibilidade de transmissão da doença.

Os resultados do estudo reforçam a necessidade de manter uma ventilação adequada em ambientes fechados para diminuir o risco de contaminação pelo vírus. A pesquisa utilizou a tecnologia de monitoramento da qualidade do ar Spiri, desenvolvida pela Omni-electronica, startup residente na incubadora do Centro de Inovação, Ciência e Tecnologia (Cietec), instituição ligada à USP e ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

De acordo com o engenheiro Arthur Aikawa, CEO da Omni-electronica, o projeto teve início em abril, com apoio do programa VedacitLabs. “A pesquisa buscou evidenciar a presença do vírus suspenso no ar, relacionando-a com indicadores de qualidade do ar interior (QAI) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), que, alinhada com órgãos internacionais, reforça a importância de manter ventilação adequada em ambientes fechados como forma de mitigar o risco de contaminação”, afirma. “A tecnologia Spiri tem a capacidade de monitorar em tempo real a QAI e permitir a gestão da qualidade do ar desses locais.”

Vírus no ar

As análises foram realizadas no HC durante dois meses. “Os estudos começaram em junho, depois de um período de aprovação interna do HC, viabilização dos equipamentos para amostragem do ar e alinhamento com laboratórios para verificação das amostras”, conta Aikawa. “O monitoramento com sensores tem a capacidade de indicar o risco de contaminação por meio de bioaerossóis, em tempo real, para todos os ocupantes de ambientes internos. Já o procedimento de detecção da presença do vírus envolve coleta de amostra e análise laboratorial para atestar a contaminação ou não de um ambiente.”

Ao todo, já foram realizadas mais de 20 amostras coletadas ao longo de, ao menos, 150 horas de estudo de campo. “A equipe de pesquisadores capturou o vírus SARS-CoV-2 suspenso no ar em ambiente hospitalar. Além disso, com o auxílio da tecnologia Spiri, pôde demonstrar que mesmo em hospitais a renovação adequada do ar tem capacidade para mitigar o risco de contaminação”, explica o engenheiro. “Ou seja, garantir a ventilação adequada pode ser a maior arma na luta contra o coronavírus.”

Essas amostras estão associadas a dados em tempo real da QAI, como concentração de dióxido de carbono (CO2), um indicador da eficácia da ventilação em ambientes internos.

“Dessa forma, fica validada a hipótese de que o vírus é transmissível não somente por grandes gotículas durante tosse ou espirro, mas também por microgotículas que as pessoas expelem quando conversam ou expiram”, destaca Aikawa. “Essas partículas, chamadas de bioaerossóis, são tão leves que podem ficar suspensas no ar durante horas se o ambiente não tiver ventilação suficiente.”

Dados monitorados

As amostras colhidas e analisadas em laboratório podem identificar a presença ou não do SARS-CoV-2 com emissão de laudo técnico, por meio de dispositivos de sensoriamento em tempo real instalados nos ambientes internos. “Os indicadores de risco de contaminação, entre outras informações, são visualizados na plataforma AMI-Hub e auxiliam o responsável pelo edifício na manutenção da QAI”, afirma o engenheiro. “Os dados também podem ser informados aos ocupantes, como forma de tranquilizá-los a respeito de sua permanência no local. Alarmes e relatórios de conformidade podem ser configurados.”

Um artigo científico sobre a pesquisa está em processo de publicação e deverá ser concluído ainda neste mês de agosto. O estudo foi realizado pelos pesquisadores Arthur Aikawa, Matheus Manini, John Esquiagola, Paulo Henrique Peitl Gregório, Alessandro Mariani e Renato Astorino Filho. Para realizar o trabalho, a Omni-electronica teve o apoio do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da FMUSP, da incubadora de empresas do Cietec, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), e do VedacitLabs.

Mais informações: e-mail julianat@tramaweb.com.br, na Assessoria de Imprensa da Omni-electronica

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL O Estado de S. Paulo IstoÉ Dinheiro online Portal Exame Portal R7 BOL Estado de Minas online Estadão.com UOL IstoÉ online BOL UOL Agência Brasil Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Jornal Primeira Página Central das Notícias Notícias de Campinas TV Jornal Jornal da Ciência online Rádio Coopnews Correio Popular (Campinas, SP) online RolNews O Imparcial (São Luís, MA) online Central das Notícias A Província do Pará A Redação (Goiânia, GO) Jornal do Commercio (PE) online O Tempo online O Tempo (Contagem, MG) online Super Notícia 91,7 FM Pampulha online Destaque DF Viva ABC Plox Enfoque MS Diário da Amazônia ES360 Diário do Grande ABC online Mercado News Correio do Papagaio online Repórter Diário A Crítica (MS) online O Liberal (PA) online Aqui Notícias online Santa Portal Meon Educadora AM 1020 Diário de Notícias online Mix Vale Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online A Tribuna (Santos, SP) online Zero Hora online Terra Dinheiro Rural online Bem Paraná online Cidade Verde Portal do Holanda FasterNet CGN Rápido no Ar Guarulhosweb MSN Marília Notícia Folha de Valinhos online Vitória News Agora É HiperNotícias Jornal do Comércio (RS) online Floriano News Folha Vitória online Jornal da Manhã (Uberaba, MG) online Jornal News VIP online Litoralmania O Liberal (Americana, SP) online O Povo online São Carlos em Rede CNN (Brasil) ResumoCast Jornais Virtuais Portal do Governo do Estado de São Paulo Valdir Rios Araraquara24horas Portal SPE Página1 PB Floresta Notícias Repórter Hoje Farol da Bahia Blog do Magno Martins Blog Saúde e Dicas Central das Notícias Gazeta do Pantanal online ID News Blog do Fumanchú Blog do Elvis Bezerra Ouro Preto Online Em Dia ES Seu Jornal Portal Hvac-R Asociacion Ecologista Rio Mocoretá (Argentina) Boas Práticas online Blog do Vinicius de Santana Bahia.ba Jornal Integração Visão Regional Jornal da Ciência online Planet Earth Water Air Green Brazil Recôncavo no Ar Coluna Supinando Revista Amazônia MT HOJE Portal da Enfermagem Revista Fórum online ResumoCast Atemporal ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação ResumoCast O Dia (SP) Blog do PAULO MELO Jornal da Franca Cruzeiro FM 92.3 Jovem Pan Nas Notícias TV Cultura Acontece Botucatu São Carlos Agora Região Noroeste Notícia de Limeira Noticias Noroeste online A Cidade On (São Carlos, SP) Jornal Primeira Página online Diário do Rio Claro Portal Viu SOPESP - Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo Câmara Municipal de São Paulo Algomais online Revista Analytica online Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) online Central das Notícias Boas Novas MG Toda Palavra online Bem Pra Você Oficial Diário Potiguar ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração Pensamento Verde Espaço Ecológico no Ar Leitura do Povo Info Rondônia Money Report