Notícia

Quimiweb

Presença de Alfredo Bosi

Publicado em 20 agosto 2021

Início

24/08/2021

Fim

27/08/2021

Agência FAPESP – Em homenagem ao professor Alfredo Bosi, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) realizarão o evento on-line “Presença de Alfredo Bosi” entre os dias 24 e 27 de agosto de 2021.

Nascido em 26 de agosto de 1936 e falecido no dia 7 de abril de 2021, Bosi foi professor emérito da USP, crítico e historiador da literatura brasileira e membro da Academia Brasileira de Letras de 2003 a 2021. Escreveu 16 livros, entre os quais História concisa da literatura brasileira, O ser e o tempo da poesia e Dialética da colonização.

Para retratar sua trajetória e atuação, o evento contará, principalmente, com a presença de pesquisadores, como os professores Sérgio Adorno, da FFLCH, e Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, além de Celso Lafer, ex-ministro de Relações Exteriores e ex-presidente da FAPESP, e o escritor e jornalista Frei Betto, entre outros.

A abertura será feita por Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA, Paulo Martins, diretor da FFLCH, Viviana Bosi, docente da FFLCH, e Vahan Agopyan, reitor da USP.

A programação será composta de oito mesas temáticas: “Alfredo Bosi, Leitor de Poesia”, “Alfredo Bosi, Resistente”, “Alfredo Bosi, Grandes Temas”, “Alfredo Bosi, Estudos Avançados”, “Alfredo Bosi, Educador”, “Alfredo Bosi, Diálogos Críticos”, "Tradução, Limiares e Deslocamentos" e “Alfredo Bosi por Escritores”.

Gratuito e aberto ao público, o evento não requer inscrição prévia. Ele será transmitido das 14h às 18h30 no site do IEA.

Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/presenca-alfredo-bosi.

Fonte: Agência FAPESP