Notícia

Quimiweb

Prêmio Tese Destaque USP 2021 recebe inscrições

Publicado em 09 agosto 2021

Agência FAPESP – Estão abertas até 18 de agosto de 2021 as inscrições para o Prêmio Tese Destaque USP, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) que busca reconhecer e premiar as melhores teses de doutorado defendidas nos programas da universidade, em todas as áreas do conhecimento, e estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e, seu orientador, R$ 5 mil. Também serão concedidas duas menções honrosas, que receberão diplomas assinados pelo reitor da universidade.

São elegíveis as teses de doutorado defendidas na USP entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020, em cada uma das nove grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar.

A novidade da atual edição é a inclusão de três áreas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Econômica e Inclusão Social e Cultural.

Os trabalhos serão avaliados por 12 comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria, levando-se em conta critérios como originalidade da tese, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional. O resultado será divulgado em 5 de outubro de 2021. A cerimônia de premiação será em 20 de outubro.

As inscrições devem ser feitas pelo site USP Digital.

Fonte: Agência FAPESP