Notícia

DBO

Prêmio Temple Grandin de Bem-estar Animal na Esalq

Publicado em 01 agosto 2018

Por Portal DBO

Pesquisadores do Nupea (Núcleo de Pesquisa em Ambiência), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) foram premiados durante o evento Temple Grandin no Brasil. A iniciativa ocorreu entre 17 e 19 de julho, no Teatro Gamaro, em São Paulo (SP).

Empresas do agronegócio brasileiro, pesquisadores de diferentes estados, estudantes e produtores totalizaram cerca de 800 pessoas participantes do evento. Na oportunidade, o professor Iran José Oliveira da Silva, coordenador do Nupea, proferiu a palestra “Bem-estar na produção de frangos de corte: Dentro e fora da porteira”. Com o apoio da JBS, Tortuga (DSM) e Boehringer Ingelhein, foram selecionados e premiados os 10 melhores trabalhos apresentados no certame.

Os pesquisadores Aérica Cirqueira Nazareno (Pós-doutoranda) e Ana Carolina Donofre, junto com os mestrandos Miguel Machado e Sérgio de Castro Junior, todos orientados do professor Iran Oliveira, tiveram 2 trabalhos premiados.

Foram reconhecidos os trabalhos intitulados “Comportamento de pintos expostos à estimulação sonora durante o desenvolvimento embrionário” e “Efeito do enriquecimento ambiental na biomecânica óssea de frangos de corte”. Ambos receberam a premiação inovação tecnológica em bem-estar animal, prêmio entregue em mãos por Temple Grandin na solenidade de encerramento.

Os trabalhos foram desenvolvidos com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo) junto ao Programa de Pós-graduação de Engenharia de Sistemas Agrícolas, vinculado ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.