Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Prêmio Sérgio Arouca abre inscrições

Publicado em 29 junho 2010

Agência FAPESP - Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o Prêmio Sergio Arouca de Excelência em Atenção Universal à Saúde, organizado pela Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (Pahef) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Segundo os organizadores, o prêmio visa a reconhecer a importância da assistência de saúde universal e seu impacto nos povos das Américas. Serão homenageadas uma ou mais pessoas, instituições ou organizações governamentais ou não-governamentais que se destacaram na elaboração de políticas e estratégias nacionais para promoção dos programas de saúde e gestão em saúde.

O vencedor receberá prêmio em dinheiro, diploma de honra ao mérito e viagem paga a Washington para participar da cerimônia anual de Prêmios à Excelência no Evento de Saúde Pública Interamericana da Opas/Pahef.

O candidato deve incluir carta apresentada e assinada, com curriculum vitae, além de carta de apoio do representante oficial da organização a que pertence ou do representante da Opas/OMS no país do candidato ou de um representante oficial do Ministério da Saúde. A indicação pode ser apresentada em espanhol, inglês ou português.

Criado em 2010, o prêmio homenageia o médico Sérgio Arouca (1941-2003), pesquisador e professor na Escola de Saúde Pública Nacional, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz. Arouca dedicou sua carreira ao progresso da saúde pública nas Américas, com o foco na promoção da causa e no aumento do acesso a serviços de saúde.

Mais informações: www.pahef.org/awards/universal_health_care/index_pt.html