Uma iniciativa da Editora Elsevier, presente em diversos países, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Prêmio Scopus 2006 foi entregue no dia 9/11, em Brasília, a 16 pesquisadores que têm se destacado pela elevada produção científica.
Os ganhadores foram escolhidos pelo número de artigos publicados, citações recebidas e número de orientandos em sua área de conhecimento. São pesquisadores com produção de elevado destaque e excelência na Base de Dados Scopus, ferramenta que tem acesso a todas as instituições participantes do Portal Periódicos da Capes e indexa mais de 15 mil periódicos acadêmicos de mais de quatro mil editores, em 200 milhões de páginas de conteúdo científico.
O Prêmio Scopus já acontece em diversos países, como forma de dar visibilidade e fomentar a pesquisa internacionalmente. Este é o primeiro ano em que a premiação é realizada no Brasil.
Dos premiados, metade atua em instituições no Estado de São Paulo e os demais no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. São eles:
Cesar Gomes Victora (UFPel)
Edson Roberto Leite (UFSCar)
Claudio Airoldi (Unicamp)
Elson Longo (Unesp e UFSCar)
Fernando Ferreira Costa (Unicamp)
Francisco Mauro Salzano (UFRGS)
Ivan Antônio Izquierdo (PUC-RS)
João Lúcio de Azevedo (Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade de Caxias do Sul e USP)
José Arana Varela (Unesp)
Leopoldo de Meis (UFRJ)
Marcia Begalli (UERJ)
Marco Antonio Zago (USP)
Osvaldo Novais de Oliveira Junior (USP)
Otto Richard Gottlieb (UFF)
Sergio Henrique Ferreira (USP)
Wanderley de Souza (UFRJ)
Fontes: Agência Fapesp e Boletim da Faperj, 9/11
Notícia
Boletim do Acadêmico