Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Prêmio Péter Murányi 2016

Publicado em 21 agosto 2015

Universidades e instituições de pesquisa já podem enviar os trabalhos para concorrer ao Prêmio Péter Murányi 2016, que contemplará ao vencedor o valor bruto de R$ 200 mil.

O Regulamento, Edital e Formulário de Participação estão disponíveis para download no site www.fundacaopetermuranyi.org.br. Poderão ser indicados até dois trabalhos científicos por instituição. O prazo para submissão vai até 30 de setembro de 2015.

O tema desta edição é "Alimentação". Além do caráter inovador, as pesquisas devem ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações de países em desenvolvimento. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Técnica e Científica, que selecionará três finalistas para o Júri. A escolha do vencedor, pelo Júri, ocorrerá em fevereiro de 2016. Já a premiação será realizada em São Paulo, no mês de abril.

O vencedor, além do prêmio em dinheiro, receberá um troféu. Já os demais finalistas, menção honrosa e diploma. Todos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma sessão especial na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Porto Seguro (BA), em julho do ano que vem.

Toda documentação necessária para participação é descrita no Formulário de Participação e dúvidas podem ser sanadas pelo email adm@fundacaopetermuranyi.org.br ou pelo telefone (+55 11) 3873-2887.

Sobre o prêmio

Concedido anualmente, o Prêmio Péter Murányi contempla alternadamente quatro áreas: saúde, educação, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico. Desde que foi instituído, já foram concedidos cerca de R$ 2 milhões em prêmios.

"É um reconhecimento àqueles que se destacam por suas descobertas inovadoras e práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social dos países em desenvolvimento", ressalta a presidente da Fundação, Vera Murányi Kiss.

Em sua 15ª edição, o Prêmio conta com o reconhecimento e o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo (Aciesp) e da Associação dos Cônsules Honorários no Brasil (Aconbras).

(Ascom Fundação Péter Murányi)