Notícia

Jornal Brasil

Prêmio para mulheres cientistas prorroga período de inscrições

Publicado em 24 maio 2014

Foi prorrogado para 15 de junho o prazo de inscrição da nona edição do programa L'Oréal-Unesco-ABC For Women in Science. A iniciativa busca reconhecer e promover a atuação de mulheres na ciência, além de oferecer condições favoráveis à continuidade de seus projetos.

De acordo com um relatório internacional encomendado pela Fundação L´Oréal ao Boston Consulting Group, menos de um terço dos pesquisadores é do sexo feminino. O programa oferece sete bolsas no valor equivalente a US$ 20 mil. As pesquisas devem fazer parte de uma das seguintes categorias: ciências biomédicas, biológicas e da saúde; ciências físicas; ciências matemáticas; ou ciências químicas.

A iniciativa é uma parceria da empresa L´Oréal com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Os trabalhos serão julgados por um grupo de 11 jurados, entre eles Suely Bordalo, diretora científica da L'Oréal Brasil, e Ary Mergulhão Filho, coordenador do setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil. O presidente da ABC, Jacob Palis, presidirá o júri.

Na edição internacional do programa, lançado em 1998, cinco notáveis pesquisadoras são laureadas anualmente. Cinco brasileiras já foram premiadas: a geneticista Mayana Zatz e a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP; a física Belita Koiller e a biomédica Lucia Previato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a física Marcia Barbosa, da UFGRS.

Mais informações no site do programa.

Fonte: Agência Fapesp