Notícia

Jornal Primeira Página

Prêmio MPE Brasil reconhece as melhores empresas de 2012

Publicado em 03 abril 2013

Uma empresa de São Carlos, a XBot, está entre as finalistas da etapa nacional do Prêmio MPE Brasil de Competitividade. O evento de premiação será realizado no dia 04 de abril em Brasília.

A região será representada pelo empresário Antonio Valério Netto. Em dezembro, seu negócio foi reconhecido na categoria“ Boas práticas de responsabilidade social” durante a etapa estadual que registrou mais de 20 mil inscrições. Agora, ele vai à capital federal para participar do 10º Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas.

Trata-se de um reconhecimento às iniciativas, ações e atividades das micro e pequenas empresas, quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados em ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade.

O objetivo do Prêmio MPE Brasil de Competitividade évalorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade dasMPEs. Participaram da seleção pequenas empresas com receita bruta total de até R$ 3,6 milhões por ano, mínimo de um ano de existência e situação fiscal e tributária regularizada.

O prêmio é resultado de parceria entre o Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, Instituto Paulista de Excelência da Gestão (Ipeg), Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também possui apoio institucional do Canal Futura e do Fórum QPC.

XBot - É a primeira empresa brasileira criada para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para as áreas de entretenimento e educação.

Teve início a partir do programa de inovação e novos negócios da Cientistas (www.cientistas.com.br). Desde sua fundação, a empresa vem buscando se estruturar e consolidar suas iniciativas de penetrar no mercado brasileiro de robótica, especificamente na área de edutainment (Educação e Entretenimento).

Possui atualmente seis produtos inovadores, focados nos mercados de educação e entretenimento, e com histórico de faturamento desde o ano de 2008.

Para o desenvolvimento de sua linha de produtos, a XBot contou com forte apoio e parcerias de fomento tecnológico advindo da Finep, Fapesp e CNPq. No final de 2007 foram finalizados os primeiros produtos destinados ao mercado, com o desenvolvimento dos robôs Sci-Soccer e o Sci-Robot, e nos anos seguintes foram concluídos o Curumim, robô para educação técnica, o RoboGol para área de entretenimento e o RoboDeck para educação e pesquisa, uma plataforma móvel considerada a melhor e mais completa de sua categoria de toda a América Latina, e por fim, o Kid e Kid Ball para o ensino fundamental.

Em 2009, a XBot foi escolhida como uma das 99 empresas mais inovadoras do estado de São Paulo pelo Sebrae-SP. Atualmente, a empresa possui uma equipe enxuta, motivada e dedicada, concentrando seus esforços no desenvolvimento de mercado de seus produtos e aprimoramento de novas modalidades de venda e locação. A produção dos produtos é realizada sob encomenda. Com novos investimentos, a empresa almeja estruturar uma pequena linha de produção por lote, onde poderá atender a demandas com menor custo e prazo de entrega mais curto, além de fortalecer a equipe comercial e colocar em prática o plano de marketing.

A XBot conseguiu alavancar investimentos em Inovação/P&D não reembolsáveis, em torno de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) o que demonstra o reconhecimento de instituições de renome no apoio à originalidade e inovação do projeto. Entre os projetos estão dois convênios aprovados no programa Pipe da Fapesp, um dos mais rigorosos na avaliação técnica e de negócios tecnológicos do País, um projeto aprovado junto ao programa RHAE do CNPq, e um projeto do programa de subvenção da Finep.

Em Junho de 2010 a XBot participou da Casa Brasil, montada pelo Ministério de turismo para a copa da África do Sul, que teve a presença do Ministro do esporte e Presidente CBF.

Entre os produtos, destaca-se ainda o RoboGol Ultimate, primeiro produto no mundo a utilizar o conceito de game eletrônico que envia os resultados das partidas para ser exibido em um ranking virtual na Internet (www.robogol.com.br). Trata-se de um jogo de futebol com robôs, onde cada robô é controlado individualmente por um jogador. As partidas são disputadas por dois times formados por um ou dois jogadores, que comandam os robôs em ações de movimentação para frente ou para trás, chute e rotação no próprio eixo, por meio de um joystick com tecnologia wireless.

“As tecnologias inovadoras desenvolvidas pela XBot no ciclo de desenvolvimento de seus produtos lhe asseguram uma importante vantagem competitiva, e destaca a empresa de outros concorrentes. A XBot dominou, integrou e criou diversas tecnologias com o objetivo de ampliar a funcionalidade de seus produtos. Este domínio tecnológico permite à empresa manter-se na dianteira da indústria, com capacidade para continuar inovando e aperfeiçoando seus produtos, bem como criando novos protótipos”, explica Antonio Valério Netto, diretor da XBot.

“Temos o compromisso de fazer o social, a tecnologia social, e este prêmio concretiza o trabalho de cada dia”, conclui.