Notícia

Jornal da Ciência online

Prêmio MapBiomas está com inscrições abertas

Publicado em 21 janeiro 2021

Por Agência FAPESP

Serão selecionados cinco trabalhos divididos em três categorias e distribuídos R$ 50 mil em prêmios. Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de fevereiro

A terceira edição do Prêmio MapBiomas recebe inscrições até 7 de fevereiro de 2021. O concurso visa estimular a produção de conhecimento sobre cobertura e uso da terra pelas iniciativas da Rede MapBiomas, vinculada ao Projeto Brasileiro Anual de Mapeamento de Uso da Terra e Cobertura Terrestre (MapBiomas), que provê uma série com dados desde 1986.

Na atual edição, serão oferecidos R$ 50 mil em prêmios, divididos em três categorias. Além das categorias “Geral” e “Jovem”, destinadas a autores principais com menos de 30 anos, não graduados ou graduados em 2020 e já presentes nas duas primeiras edições, neste ano também será reconhecido um “Destaque Aplicações em Políticas Públicas”.

Outra novidade da terceira edição é a abertura para trabalhos que envolvam qualquer uma das iniciativas da Rede MapBiomas, não apenas o MapBiomas Brasil. Ou seja, também podem ser inscritos trabalhos que utilizem dados ou citem, por exemplo, o MapBiomas Amazônia, o MapBiomas Chaco, o MapBiomas Alerta, o MapBiomas Árida ou o portal GeoCovid MapBiomas.

Podem concorrer ao Prêmio MapBiomas trabalhos individuais ou em coautoria, de estudantes de escolas de níveis básico, técnico ou superior, além de profissionais de empresas privadas ou de ONGs, gestores públicos, entre outros. O material pode ser inédito ou publicado a partir de 2019.

Os ganhadores também serão contemplados com uma assinatura anual da revista Ciência Hoje Digital e uma bolsa para realização de um curso de geoprocessamento de imagens de satélite utilizando Google Earth Engine.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulário on-line.

A terceira edição do Prêmio MapBiomas ocorre em parceria com o Instituto Ciência Hoje.

Mais informações em: https://mapbiomas.org/premio.

Agência Fapesp