Notícia

Agromundi

Prêmio LIDE Agronegócios 2017 reconhece empresas do setor

Publicado em 21 setembro 2017

Acontece no dia 30 de setembro, durante o 6° Fórum Nacional do Agronegócio a entrega do Prêmio LIDE Agronegócios 2017, que destaca o desempenho de empresas ligadas direta ou indiretamente ao setor. O prêmio é organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e está dividido em cinco categorias: Comércio Agrícola, Comunicação, Ensino, Inovação e Insumos Agrícolas. A premiação ainda reserva um espaço para homenagens solenes a personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor de agronegócio nacional durante o ano de 2017.

Na categoria Comércio Agrícola, as vencedoras são as empresas Bunge, Cargill e Amaggi. Elas se destacaram pelos negócios realizados durante o ano e pela implantação de medidas sustentáveis. Na categoria Comunicação, os destaques foram o jornal Valor Econômico, publicação especializada em negócios e economia; o canal Terra Viva, da Band, por sua ampla cobertura de pautas relacionadas ao agronegócio e a Rádio Jovem Pan, pelo programa A Hora do Agronegócio.

Na categoria Ensino foram reconhecidas instituições de ensino superior que incorporaram abordagens significativas nas grades curriculares referentes à agricultura. As vencedoras neste quesito foram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP); A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As entidades que apresentaram pesquisas inovadoras que beneficiaram o setor do agronegócio e contribuíram para o desenvolvimento de novas técnicas e práticas foram agraciadas no quesito Inovação. São elas: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Brasmax em parceria com a Don Mario. As empresas Super BAC e Mosaic Fertilizantes foram as ganhadoras na categoria Insumos Agrícolas.

O Prêmio LIDE Agronegócios 2017 também reconhece o papel de profissionais que ajudam significativamente a promover as atividades do agronegócio na economia e na sociedade brasileira. O prêmio Destaque do Ano foi conquistado por Humberto Pereira, editor-chefe do programa Globo Rural. A Homenagem Especial será dedicada ao presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que tem como chairman o ex-ministro da Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em 16 países e quatro continentes. Atualmente tem 1.700 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Fonte: Brasil Agro