O Prêmio LIDE Agronegócios 2017 será entregue no dia 30 de setembro, durante o 6° Fórum Nacional do Agronegócio. A premiação destaca o desempenho de empresas ligadas direta ou indiretamente ao setor.
Organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o prêmio tem cinco categorias: Comércio Agrícola, Comunicação, Ensino, Inovação e Insumos Agrícolas. A premiação ainda reserva um espaço para homenagens solenes a personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor de agronegócio nacional durante 2017.
Na categoria Comércio Agrícola, as vencedoras são as empresas Bunge, Cargill e Amaggi. Elas se destacaram pelos negócios realizados durante o ano e pela implantação de medidas sustentáveis.
Na categoria Comunicação, os destaques foram o jornal Valor Econômico, especializado em negócios e economia; o canal Terra Viva, da Band, por sua ampla cobertura de pautas relacionadas ao agronegócio, e a Rádio Jovem Pan, pelo programa A Hora do Agronegócio.
Na categoria Ensino foram reconhecidas instituições de ensino superior que incorporaram abordagens significativas nas grades curriculares referentes à agricultura. As vencedoras neste quesito foram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP); a Universidade Federal de Lavras (UFLA); e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As instituições que apresentaram pesquisas inovadoras que beneficiaram o setor do agronegócio e contribuíram para o desenvolvimento de novas técnicas e práticas foram agraciadas no quesito Inovação. São elas: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Brasmax em parceria com a Don Mario. As empresas Super BAC e Mosaic Fertilizantes foram as ganhadoras na categoria Insumos Agrícolas.
O Prêmio LIDE Agronegócios 2017 também reconhece o papel de profissionais que ajudam significativamente a promover as atividades do agronegócio na economia e na sociedade brasileira. O prêmio Destaque do Ano foi conquistado por Humberto Pereira, editor-chefe do programa Globo Rural. A Homenagem Especial será dedicada ao presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga.
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que tem como chairman o ex-ministro da Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em 16 países e quatro continentes. Atualmente tem 1.700 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro.