Notícia

MT Fatos

Prêmio Jovens Físicos 2024 revela talentos promissores da física Brasileira (6 notícias)

Publicado em 04 de dezembro de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
CNN (Brasil) SBF - Sociedade Brasileira de Física Jornal Floripa Candeias Mix Meon

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) divulgou os vencedores da edição 2024 do Prêmio Jovens Físicos, realizado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), em São Paulo.

Vicente Viater Figueira, aluno do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), conquistou o primeiro lugar na premiação. Rennan Gomes de Albuquerque, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ficou em segundo, seguido por Diana Cruz Pestana, também bolsista da FAPESP e aluna do IF-USP.

A competição, criada em 2004, seleciona os melhores estudantes de graduação em física por meio de uma prova escrita, oferecendo não apenas reconhecimento, mas também prêmios em dinheiro.

Os cinco primeiros colocados, que incluem ainda Santiago Ferreyra, do Instituto Balseiro (Argentina), e Matheus Balisa Pauliquevis, do IF-USP, têm a oportunidade de participar de um mestrado internacional conjunto entre ICTP-SAIFR, IFT-Unesp e Instituto Perimeter de Física Teórica do Canadá.

Rennan Albuquerque, segundo colocado, destaca o valor do prêmio para a formação científica. "O Prêmio Jovens Físicos estimula a ampliar a cultura em física, com questões variadas que desafiam o conhecimento", afirmou.

Diana Pestana, terceira colocada, reflete sobre os desafios da carreira científica. "A trajetória é desafiadora, com momentos de insegurança, mas superáveis com tempo, calma e leitura", observou.

A premiação, que ocorre anualmente após a escola Journeys into Theoretical Physics, consolida-se como importante vitrine para jovens talentos da física no Brasil e na América do Sul.