Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Prêmio José Reis de Divulgação Científica abre inscrições

Publicado em 17 fevereiro 2009

Agência FAPESP – Os interessados em concorrer à 29ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), têm até 11 de maio para efetuar a inscrição.

A honraria é destinada aos que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público.

Neste ano o prêmio será atribuído à categoria Instituição e homenageará a instituição ou o veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia e seus avanços.

A instituição vencedora será agraciada com um diploma e troféu e o seu dirigente receberá passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, Marco Antônio Zago, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas associações Brasileira de Divulgação Científica (ABDC), Brasileira de Editores Científicos (Abec), Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e pela SBPC.

O prêmio foi criado em 1978 em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1907, e morreu em São Paulo, em 2002, aos 94 anos de idade.

Para participar, as instituições devem enviar uma justificativa que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição para o endereço:

CNPq – Serviço de Prêmios SEPN 507, Bloco B, Sala 203 Brasília – DF CEP 70740-901 premios@cnpq.br

O CNPq anunciará os vencedores no dia 19 de junho, no endereço: www.cnpq.br/premios/josereis.