Notícia

Planeta Universitário

Prêmio José Reis 31ª edição anuncia vencedor

Publicado em 07 julho 2011

A jornalista Ana Lucia Azevedo, do jornal O Globo, é ganhadora do 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) – nesta edição na categoria Jornalismo Científico –, o prêmio será entregue no dia 10 de julho, durante a abertura da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia (GO). Além de R$ 20 mil, a jornalista receberá um troféu, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade.A comissão julgadora, presidida por Carlos Alberto Vogt, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou as 32 inscrições, observando a qualificação, experiência e trajetória profissional; relevância da produção; contribuição para a divulgação científica, tecnológica e inovação; e a visão crítica e analítica sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Em seu parecer, a comissão considerou que, por sua experiência na divulgação da CT&I em veículo da grande imprensa nacional, Azevedo tem contribuído para levar as pesquisas de centenas de cientistas a milhões de pessoas.

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Azevedo é editora de Ciência, Meio Ambiente, História e Saúde. Tem mais de 20 anos de experiência e mais de mil reportagens publicadas sobre temas ligados à ciência em jornal diário. Escreveu e editou cadernos, séries e livros sobre meio ambiente, arqueologia, biotecnologia, física e história, entre outros.

Azevedo também recebeu diversos prêmios da mídia nacional e estrangeira, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo, categoria de informação científica, ambiental e tecnológica, em 2002. Também criou a primeira seção dedicada exclusivamente à história em um jornal diário brasileiro, em 2007.

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica; Jornalismo Científico; e Instituição ou Veículo de Comunicação.

A categoria Jornalismo Científico é destinada ao jornalista profissional que tenha se destacado na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa.

Mais informações: www.cnpq.br

Agência FAPESP