Notícia

Boletim do Acadêmico

Prêmio Fundação Conrado Wessel

Publicado em 04 abril 2006

A terceira edição do Prêmio Fundação Conrado Wessel recebeu 131 indicações feitas por universidades e instituições de todo o Brasil, às quais se somaram mais 220 indicações feitas em 2003 e 2004. 
Os agraciados, como acontece todos os anos, foram escolhidos pela Comissão Julgadora do Prêmio FCW de Ciência e Cultura, composta por especialistas de renome, indicados pelas oito instituições parceiras:
Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), CNPq, Capes, FAPESP, SBPC e a própria Fundação Conrado Wessel (FCW). 
Também compõem a Comissão os representantes dos seguintes Ministérios: Agricultura, C&T, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde; do Comando da Marinha do Brasil e da Secretaria de Aqüicultura e Pesca. 
Após a análise de todos os currículos encaminhados, a Fundação Conrado Wessel divulgou os vencedores da edição de 2005, nas seis categorias:
Ciência Geral: Wanderley de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Ciência Aplicada à Água: José Galizia Tundisi, do Instituto de Estudos Avançados da USP de São Carlos;
Ciência Aplicada ao Campo: Luiz Carlos Fazuoli, da Esalq-USP de Piracicaba e do Instituto Agronômico de Campinas;
Ciência Aplicada ao Meio Ambiente: Prof. Dr. Aziz Ab'Saber, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP;
Medicina: Adib Jatene, da Faculdade de Medicina da USP;
Literatura: Fábio Lucas, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Promovido todos os anos pela Fundação Conrado Wessel, o Prêmio FCW já homenageou, nos anos de 2003 e 2004: em Literatura, a escritora Lya Luft e o poeta Ferreira Gullar; em Ciência Geral, Carlos Henrique de Brito Cruz e Isaias Raw; em Ciência Aplicada à Água, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e o Almirante Alberto dos Santos Franco; em Ciência Aplicada ao Campo, Jairo Vidal Vieira e o Instituto Agronômico de Campinas; em Ciência Aplicada ao Meio Ambiente, Philip Martin Fearnside e o Museu Paraense Emílio Goeldi; e em Medicina, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora. 
Cada um dos vencedores receberá R$ 100 mil, líquidos e livres de impostos. A cerimônia de premiação dos vencedores dos Prêmios FCW 2005 de Arte, Ciência e Cultura será realizada no dia 12 de junho de 2006, na Sala São Paulo, às 19h.