Notícia

JC e-mail

Prêmio Fundação Conrado Wessel reconhece talento da ciência

Publicado em 03 dezembro 2012

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, professor titular do departamento de física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi o vencedor do Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW), na categoria Ciência, pela sua contribuição ao desenvolvimento do setor no País.

Ele receberá o prêmio de R$ 300 mil durante cerimônia de premiação, que será realizada em junho do próximo ano na Sala São Paulo, na capital paulista.

Considerado um dos principais reconhecimentos aos profissionais da ciência, cultura e medicina, o Prêmio FCW teve os nomes dos seus vencedores de 2012 divulgados na última quinta-feira (29). O maestro João Carlos Martins venceu na categoria cultura e o médico Marcos Moraes na medicina.

A diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Regina Pekelmann Markus, participou da Comissão Julgadora, ao lado dos presidentes da Academia Brasileira de Ciências, (ABC), Jacob Palis Jr., da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, além de representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação Conrado Wessel, entre outras.

O Prêmio FCW de Ciência e Cultura foi concedido ao longo das últimas décadas para grandes nomes da arte e da ciência como Aziz AbSaber, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza e Carlos Henrique de Brito Cruz. Também foram homenageados o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas. A FCW foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil.

(Ascom da SBPC)