Notícia

Esteta

Prêmio Fundação Bunge anuncia vencedores

Publicado em 29 julho 2016

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados de sua 61ª Edição, que teve como foco as áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Exatas e Tecnológicas, divididas em duas categorias: Vida e Obra, que destaca profissionais pelo conjunto do trabalho e é um reconhecimento à obra de um especialista, e Juventude, que premia jovens talentos de até 35 anos.

 

Na área Ciências Exatas e Tecnológicas, que teve como tema "Infraestrutura de Transportes", José Vicente Caixeta Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), foi o agraciado na categoria Vida e Obra. O prêmio da categoria Juventude ficou com Hugo Miguel Varela Repolho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

 

Na área de Ciências Agrárias, com o tema "Nutrição e Alimentação Animal", Sebastião de Campos Valadares Filho, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi o contemplado na categoria Vida e Obra; e, na categoria Juventude, Felipe do Nascimento Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o agraciado.

 

Os nomes foram escolhidos por um júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas de renome e presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. A cerimônia oficial de entrega do Prêmio e medalha será realizada no dia 23 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

O Prêmio foi criado em 1955 pela Fundação Bunge para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.

 

Desde a sua criação, mais de 180 personalidades já foram premiadas, entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Celso Lafer, Isaias Raw, Jacob Palis Júnior, Niede Guidon, Antonio Cândido de Mello e Souza, entre outros.

 

Agência FAPESP