Notícia

Agrosoft

Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados de 2013

Publicado em 30 julho 2013

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados de 2013, ano da sua 58ª edição. Na área de Crítica Literária, Leyla Beatriz Perrone Moisés, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), foi a contemplada na categoria Vida e Obra, por sua trajetória de pesquisa em literatura brasileira, francesa e portuguesa. Na categoria Juventude, Alexandre André Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciado pelo trabalho em Teoria Literária.

Na área de Recursos Hídricos e Agricultura, Klaus Reichardt, da USP, foi premiado pelo trabalho nas áreas de aplicação de energia nuclear na agricultura, agrometeorologia e física de água no solo, contemplado na categoria Vida e Obra. Samuel Beskow, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por sua vez, venceu com o trabalho de pesquisa em Engenharia de Água e Solo, na categoria Juventude.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP). Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

O anúncio dos contemplados foi feito no dia 26 de julho, logo após a reunião do Grande Júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Na categoria "Vida e Obra", o critério de escolha leva em conta o o conjunto de trabalho dos profissionais e, na "Juventude", são escolhidos jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. Para a edição 2013 do Prêmio, a Fundação Bunge recebeu 179 indicações, um número recorde em 58 anos de existência.

Criado pela Fundação Bunge em 1955, o Prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Já consolidado, o Prêmio hoje é reconhecido por sua independência e seriedade.

Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge são indicados pelas principais universidades e entidades culturais e científicas brasileiras.

O período para indicações este ano ocorreu em abril e maio. Uma comissão técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, selecionou os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolheu diretamente os homenageados do ano.

Mais informações: www.fundacaobunge.org.br.

FONTE

Agência Fapesp

Telefone: (11) 3838-4000

E-mail: agencia@fapesp.br