Notícia

Agência C&T (MCTI)

Prêmio FCW anuncia ganhadores

Publicado em 26 maio 2008

Comissão julgadora da premiação promovida pela Fundação Conrado Wessel escolhe Ivan Izquierdo, Hisako Higashi, Ivo Pitanguy e Affonso Ávila. Cada um receberá R$ 200 mil

O neurocientista Ivan Izquierdo, que dirige o Centro de Memória do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi o escolhido pela comissão julgadora na categoria Ciência Geral.

Em Ciência Aplicada, a ganhadora foi Hisako Gondo Higashi, diretora da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e de Produção do Instituto Butantan. O cirurgião plástico Ivo Pitanguy foi o ganhador em Medicina e o poeta Affonso Ávila em Literatura.

A cerimônia do Prêmio FCW de Ciência e Cultura será realizada em São Paulo, no próximo dia 2 de junho, na Sala São Paulo.

A comissão julgadora foi formada por representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Brasileira de Letras (ABL), do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Cultura, da Marinha do Brasil e da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca.

Promovido anualmente, o Prêmio FCW tem reunido uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram homenageados Adib Jatene, César Gomes Victora, Maria Inês Schmidt e Ricardo Renzo Brentani, diretor-presidente da Fapesp.

Em Ciência, ganharam Aldo da Cunha Rebouças, Almirante Alberto dos Santos Franco, Aziz Ab'Saber, Carlos Afonso Nobre, Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp), Dieter Carl Ernst Heino Muehe, Isaias Raw, Jairo Vidal Vieira, José Galizia Tundisi, Luiz Carlos Fazuoli, Magno Antonio Patto Ramalho, Philip Martin Fearnside, Sérgio Mascarenhas de Oliveira e Wanderley de Souza, além de instituições como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.

A premiação em Cultura destinada à Literatura contemplou Fábio Lucas, Ferreira Gullar, Lya Luft e Ruth Rocha.

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Conrado Wessel foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e o apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil.

Incluído o Prêmio de Ciência e Cultura, a fundação distribui anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios. Também oferece quatro grandes bolsas no exterior para música e ciência em parceria com a Capes e patrocina o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, em parceria com o CNPq.

Mais informações: http://www.fcw.org.br

Agência Fapesp