Notícia

América Mágica online

Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica acontece hoje em São Paulo

Publicado em 21 agosto 2007

Por Mariza Torelli

A Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica) divulga hoje, dia 21 de agosto, com evento em São Paulo, os vencedores da sétima edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica nas categorias Impresso e Televisão. Os finalistas são 15 jornalistas, representantes de veículos das cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Em 2007, o Prêmio recebeu 92 inscrições na Categoria Impresso e 46 na Categoria Televisão, com participantes de 12 Estados brasileiros. "Estamos muito satisfeitos e felizes com a avaliação dos jurados sobre a crescente melhora na qualidade das reportagens inscritas", comenta Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica. "A conservação de um bioma tão povoado como a Mata Atlântica passa pela conscientização da população em geral e os jornalistas são aliados essenciais para que a sensibilização aconteça de forma efetiva e qualitativa junto aos mais diversos públicos", observa Luiz Paulo de Souza Pinto, diretor do Programa Mata Atlântica da Conservação Internacional.

Na categoria Impresso, os finalistas são:

- Amália Safatle Revista Página 22 O Canto e a Conta da Natureza

- Liana John Revista Terra da Gente As sem-vertigem

- Maristela Machado Crispim Diário do Nordeste Mata Atlântica - Oásis do sertão

- Maura Campanili Revista Terra da Gente Herança Compartilhada

- Miriam Leitão O Globo O Rei da Mata Atlântica

- Ricardo Zorzetto Revista Pesquisa Fapesp Texturas da floresta

- Sérgio Adeodato Rev. Horizonte Geográfico Uma Chance para a Mata Atlântica

E na categoría Televisão:

- Aline Resende de Carvalho Rede Minas de Televisão Parque Estadual do Rio Doce

- André Trigueiro Globo News RPPN

- Beatriz de Castro Serra Tv Globo Nordeste O retorno a Murici

- Emerson Ramos Rede Record de TV Mata Atlântica destruida por causa do granito 4

- José Raimundo Oliveira TV Bahia Ampliação e criação de parques e reservas da Mata Atlântica

- Márcia Bongiovanni TV Cultura Mudanças Lei

- Maria Zulmira de Souza TV Cultura Expansão urbana /litoral

- Vera Diegoli TV Cultura Corredor de Biodiversidade - Bahia

Na categoria Impresso, a edição 2007 foi avaliada por Adalberto Marcondes (diretor da Agência Envolverde), Roberto Vilar Belmonte (pesquisador e jornalista especialista em Meio Ambiente), Patrícia Palumbo (jornalista da Rádio Eldorado), Ricardo Ribeiro Rodrigues (coordenador do Programa Biota/FAPESP e professor doutor da Esalq/USP) e Paulo Lyra (mestre em Comunicação, atualmente no Programa de Comunicação para Prevenção da AIDS da OPS). Na categoria Televisão, os jurados deste ano são Francisco César Filho (cineasta, criador e organizador da Mostra do Audiovisual Paulista), Camilo Tavares (diretor e roteirista), Sérgio Túlio Caldas (jornalista, escritor e roteirista), Denise Marçal Rambaldi (diretora da Associação Mico-leão-dourado) e Luciano Candisani (fotógrafo especializado em meio ambiente e conservação).

O concurso é promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas e a Federação Internacional de Jornalistas Ambientas. No Brasil, conta com o patrocínio exclusivo da Colgate-Palmolive/Sorriso Herbal.

O vencedor do primeiro lugar em cada uma das categorias vai participar do II Congresso Latino-americano de Parques Nacionais e Outras Áreas Protegidas, que acontece a partir de 30 de setembro, em Bariloche, na Argentina. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 5.000 e R$ 2.500, respectivamente.

Aliança para a Conservação da Mata Atlântica

Parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional, a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica existe desde 1999 e tem como principais atividades o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica.

Prêmio será entregue hoje na Bendita Hora Pizza & Arte

O Pomar, espaço de eventos da Bendita Hora Pizza & Arte, lugar privilegiado na cidade de São Paulo que proporciona o contato direto com a natureza e o meio ambiente, foi o local escolhido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica) para a divulgação dos vencedores da sétima edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica nas categorias Impresso e Televisão.

A preocupação com a preservação do meio ambiente sempre fez parte da filosofia de vida de Alexandre e Maria Eduarda Bacellar, sócios da Bendita Hora Pizza & Arte. Nas duas unidades da pizzaria está a prova disto: a decoração é composta por materiais reciclados e reaproveitados, móveis de antiquários, luminárias e objetos de sucata de ferro e muito verde.

Mais informações sobre o Prêmio: http://www.premioreportagem.org.br