Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Prêmio de pesquisa em segurança alimentar

Publicado em 18 dezembro 2009

Agência FAPESP

Pesquisadores podem enviar artigos sobre o tema para a Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional até o dia 31 de janeiro de 2010

Mudanças climáticas, desigualdades sociais, aumento do preço dos alimentos, conflitos militares, corrupção ou altos índices de natalidade. São muitos os agravantes dos problemas relacionados à fome ou à alimentação inadequada e que colaboram para que cerca de 800 milhões de pessoas passem fome em todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

A fim de incentivar pesquisadores de várias áreas a estudar soluções para esses desafios, que se concentram especialmente nos países mais pobres, a Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (Redsan) lançou o 2º Prêmio a Artigos de Pesquisa em Temas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

A edição atual do prêmio conta com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Redsan, ligada ao escritório regional para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pretende premiar destacados trabalhos científicos de instituições de pesquisa de qualquer parte do mundo, contanto que seu autor principal seja do continente latino-americano ou do Caribe.

Os trabalhos devem ser inscritos até o dia 31 de janeiro de 2010 e redigidos em espanhol, inglês ou português. Os vencedores serão divulgados no dia 15 de março do ano e haverá prêmios em dinheiro de US$ 3 mil a US$ 500, do primeiro ao quinto colocado.

Ao se inscrever, o autor deve optar entre uma das quatro áreas: 1) impacto da crise econômica e financeira sobre a SAN; 2) metodologias e instrumentos para a medição e análise da SAN; 3) temas emergentes (transição nutricional, bicombustíveis e variabilidade climática), e 4) relação entre o enfoque SAN e outros enfoques de desenvolvimento.