Notícia

JC e-mail

Prêmio Conrado Wessel de Ciência e Cultura 2006 será entregue dia 4 de junho

Publicado em 21 maio 2007

Eis os premiados: Sérgio Mascarenhas (Ciência geral), Ricardo Brentani (Medicina), Magno Ramalho (Ciência aplicada ao campo), Carlos Nobre (Ciência aplicada ao meio ambiente), Aldo Rebouças (Ciência aplicada à água) e Ruth Rocha (Literatura)

"É um imenso privilégio. Não esperava ganhar, sobretudo na categoria mais ampla", disse Sergio Mascarenhas, membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1951. Acadêmico eleito com 23 anos, ele deu importante contribuição à Física durante toda a carreira. Hoje, é professor aposentado da USP e coordenador do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos, por ele fundado em 1996.

Ricardo Brentani, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, foi o vencedor na categoria Medicina. É professor titular da USP e diretor-presidente do Hospital do Câncer A. C. Camargo.

Carlos Nobre, vencedor na categoria Ciência aplicada ao meio ambiente, é pesquisador titular do Inpe e foi, por 12 anos, coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).

Aldo Rebouças, premiado na categoria Ciência aplicada à água, é professor do Instituto de Geociências da USP.

O ganhador da categoria Ciência aplicada ao campo, Magno Ramalho, é professor titular da Universidade Federal de Lavras. O agrônomo atua na área de genética e melhoramento de culturas vegetais.

A vencedora na categoria Literatura, Ruth Rocha, é uma das principais autoras brasileiras de literatura infantil. Adaptou e traduziu mais de 60 títulos.

O prêmio, anunciado em 18 de abril, concede a cada ganhador R$ 100 mil. A cerimônia de entrega será em 4 de junho.