Até o dia 17 de julho, as inscrições para o Prêmio Ciência para Todos estarão abertas. Para quem não sabe, o projeto tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de atividades científicas nas redes de ensino público, incentivando estudantes e toda a comunidade escolar a se engajarem com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.
O prêmio foi idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Canal Futura. Para se inscrever, é preciso ser professor e/ou estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo.
Nesta primeira fase de inscrição, basta o educador manifestar o seu interesse e fornecer os demais detalhes referentes ao projeto inscrito. Vale destacar que eles devem ser informados de acordo com o calendário do edital.
Categorias avaliadas
O Prêmio Ciência para Todos abrange cinco modalidades. Veja quais são logo abaixo:
1. Anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) do Ensino Regular;
2. Ensino Médio (da 1° à 3° série) do Ensino Regular;
3. Ciclo Anos Finais Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
4. Ciclo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
5. Ensino Médio (da 1° à 3° série) do Ensino Médio Técnico e Profissionalizante.
Nesta segunda edição, a premiação irá destacar projetos de pesquisa, abrangendo todas as áreas do conhecimento, que utilizem métodos da ciência para encontrar formas de suprir problemas concretos, ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dessa forma, professores e estudantes devidamente cadastrados no projeto poderão participar de jornadas formativas online oferecidos pelo Canal Futura, onde serão orientados sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual. A conclusão garante uma certificação para ambos.
Requisitos do projeto
As soluções que serão pensadas deverão identificar um problema concreto presente na sociedade; criar hipóteses, revisar a literatura e apresentar possíveis propostas de intervenção. Antes de apresentar o projeto, é preciso informar os resultados e conclusões obtidas em um vídeo.
A participação no prêmio também inclui a entrega do projeto de pesquisa escrito, do relatório de pesquisa e do registro audiovisual em diferentes datas. A última etapa do processo está marcada para acontecer até o dia 30 de setembro.