Notícia

Prefeitura Municipal de São Sebastião

Prefeitura recepciona artistas franceses de intercâmbio

Publicado em 14 março 2016

A Prefeitura de São Sebastião preparou recepção aos 14 artistas franceses, e mais quatro professores entre: sociólogo, antropólogo, artes visuais e cênicas, que chegaram à cidade na tarde desse domingo (13). A ação da Prefeitura em parceria com centros internacionais de pesquisas e órgãos nacionais, faz parte do Intercâmbio Cultural França-Brasil dentro da programação de 380º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

A recepção, no pátio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), no Centro Histórico, começou com apresentação do grupo de Maculelê da Topolandia, onde crianças dançaram ao som do ritmo do mestre Alex.

Em seguida, Andree Ridder de Vieira, coordenadora geral do Tecendo as Águas, projeto ambiental ligado ao Supereco, convidada da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, realizou apresentação em francês sobre as características, potenciais, belezas e pontos turísticos de São Sebastião.

No final, os franceses, sendo 14 alunos e quatro professores do curso de Belas Artes da Universidade de Annecy, apresentaram pesquisas e estudos próprios que pretendem desenvolver na cidade nas áreas de vídeo, cinema, fotografia, desenho, teatro entre outros. O intercâmbio cultural também servirá à construção de parâmetros e metodologias para uma comunicação criativa e participativa, onde a população poderá ser sensibilizada e capacitada sobre possíveis situações de risco.

Na saída, os artistas franceses ainda assistiram apresentação dos alunos de capoeira Angola, dos mestres Dominguinhos e Alex.

Para os alunos franceses que participam do projeto de “Comunicação criativa, e participativa sobre morar em São Sebastião”, a pesquisa promove uma oportunidade cultural. Uma das alunas, Joana Beltrão Teule, com dupla nacionalidade, considera que o projeto possa proporcionar experiências culturais. “O objetivo é fazer uma ponte ente as duas culturas”, comentou.

A atividade será realizada até sexta-feira (18), e terá como campo de pesquisa o Centro Histórico e o bairro São Francisco. Essa iniciativa da Universidade de Annecy, em promover intercâmbios internacionais, existe há três anos, e já passou por Japão e Índia.

Aniversário da cidade

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, destacou a importância desse intercâmbio como parte do calendário de eventos do aniversário da cidade. “É uma oportunidade para nossos artistas também, que poderão ter contato com outras visões e tendências artísticas. Essa parceria da Prefeitura em poder trazer esse projeto no mês de aniversário da cidade é algo gratificante”, avaliou a secretária.

Na recepção de domingo, também participaram o francês Jacques Lolive, pesquisador visitante do CNRS, acompanhado de Ronaldo Robles, da coordenação artística e Cintia Okamura, da coordenação geral e ligada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e responsável pelo projeto Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O apoio da atual Administração à pesquisa, tem como parceiros dois laboratórios franceses do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), a colaboração dos professores Nicolas Tixier e Didier Tallagrand da Universidade de Annecy/França, responsáveis pela vinda dos artistas franceses.

(LR/RF)