Notícia

Jornal Cidade (Rio Claro, SP)

Prefeitura e Unesp assinam termo de cessão de uso de prédio

Publicado em 26 agosto 2011

A Prefeitura de Rio Claro e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) assinam nesta sexta-feira, às 17 horas, o termo aditivo ao termo de cessão de uso do prédio da Rua 10, Alto do Santana. O imóvel, que tinha sido cedido para o governo municipal, será devolvido para a universidade. O evento será realizado no anfiteatro do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas), campus Bela Vista.

A devolução do imóvel irá viabilizar a criação de um laboratório para o Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Unesp (BIOEN). A solenidade para assinatura do documento deverá contar com a presença do professor doutor Júlio Cezar Durigan, reitor em exercício da Unesp; professora doutora Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa; do prefeito Du Altimari; membros do BIOEN; entre outras autoridades.

A construção do laboratório de bioenergia em Rio Claro foi anunciada em novembro do ano passado pelo então reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, durante discurso de inauguração do Unespetro. O convênio para a criação do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia foi assinado em dezembro de 2009 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e as três universidades estaduais paulistas (Unesp, USP e Unicamp) com o objetivo de criar uma base científica para ampliar a competitividade da pesquisa paulista e brasileira em energia obtida de biomassa. A estimativa é que o investimento supere os R$ 150 milhões.