Com o objetivo de auxiliar empresas que desejam impulsionar os seus negócios ou tirar novos projetos do papel, por meio da obtenção de linhas de financiamento e de fomento, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizou, na última sexta-feira (5), o evento “Suas ideias têm recurso”. Realizado no auditório do Parque Tecnológico, o evento, que está em sua segunda edição, recebeu mais de 100 empresários e empreendedores, resultando em aproximadamente 100 reuniões de negócios.
A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), da empresa DS4 Innovation, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Sorocaba) e das instituições de ensino superior Athon, Universidade de Sorocaba (Uniso) e Universidade Paulista (Unip).
Organizado em três blocos, o evento teve a mediação do diretor executivo da Inova, André Santos. No primeiro painel, especialistas da área, entre os quais representantes do PTS, do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Sorocaba, da consultoria de gestão ABGI, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Sorocaba, da empresa Bosch e da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), transmitiram aos participantes seus conhecimentos, informando sobre os conceitos que desmistificam a importância das fontes de recurso, além de apresentar a diferença entre fomento e financiamento e demonstrar quais são os principais aspectos de um bom projeto para a captação de recursos e, principalmente, a melhor estratégia de captação.
O presidente do PTS, Nelson Cancellara, destacou a importância do evento, que reuniu as principais instituições e órgãos financiadores públicos e privados do Estado e do País, como Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Desenvolve SP (agência de fomento do Governo de São Paulo, voltada ao empreendedor) e GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). Já, entre as agências bancárias que participaram, estiveram: AC Crédito, Safra, Banco do Povo, Sicoob, Cooperaso, Sicredi, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. “Atualmente, grande dificuldade de uma startup não é só a ideia, mas ela obter recursos para desenvolver seu trabalho”, pontuou o presidente do PTS. “O Parque Tecnológico de Sorocaba, como um grande vetor do Poder Público, tem que ter essa sinergia entre as partes. Nosso intuito é exatamente esse, procurar trazer à sociedade o máximo de informação para que esses empreendedores empresários possam continuar, alavancar e promover a inovação em seus negócios, de uma prática e eficiente.”
Informações sobre crédito e fomento.
O diretor regional do Ciesp Sorocaba, Erly de Sillos, elogiou a iniciativa da realiação do evento e ressaltou a importância de empresários buscarem conhecimento sobre o assunto. Enquanto o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, falou sobre a necessidade de a entidade também oferecer auxílio ao empreendedor e informar sobre as linhas de crédito disponíveis. Para o representante da ABGI, Leonardo Tavares, é de suma importância o empresário buscar sempre as linhas de financiamento com as taxas de juros mais atrativas, independentemente do porte da empresa, o que requer conhecimento do mercado.
Entre os expositores do evento, o líder de Inovação e Fomentos da Bosch, José Eduardo Medeiros Velloso, ressaltou que existe uma tendência, hoje em dia, de as grandes empresas auxiliarem as menores e que são suas fornecedoras, na elaboração de projetos e na obtenção de recursos de financiamento e fomento. E a representante da Abimaq, Anita Dedding, destacou o apoio dado pela entidade aos associados com esse foco, aproveitando para divulgar sobre a Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece até sábado (13), em São Paulo.
No segundo bloco do evento, as empresas tiveram a oportunidade de obter informações junto às instituições presentes, sobre os benefícios e as soluções disponíveis para elas e, por fim, puderam participar de uma rodada de crédito com atendimentos individuais, sanando dúvidas e obtendo orientações financeiras valiosas para a melhor aplicação dos recursos que serão adquiridos.
O último bloco consistiu em uma rodada livre de negócios, da qual todos os presentes puderam participar. “Foi uma oportunidade muito importante, que, com certeza, temos a intenção de repetir aqui, no PTS”, completou o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.