Notícia

Revista Sustentabilidade

Prefeitura de Natal lança programa de programa de benefícios para estimular coleta seletiva

Publicado em 26 abril 2011

Por Alexandre Spatuzza

 

A Prefeitura Municipal de Natal lançou este ano o Programa Troca Ecológica que disponibiliza aos natalenses embalagens plásticas padronizadas para identificar resíduos destinados à coleta seletiva e reciclagem, apurou a Revista Sustentabilidade.

Apesar do programa ter sido instituído pela Lei Municipal 6060/2010 de fevereiro de 2010, ele ainda não tinha sido regulamentado até a publicação desta matéria.

Segundo a projeto, a cada dez quilos de lixo reciclável limpo entregues, os participantes receberão um vale social que poderá ser trocado por algum benefícios a ser determinado pela regulamentação.

A reportagem da Revista Sustentabilidade apurou que o benefício ainda não foi definido e nem está determinado na lei. O vereador Enildo Alves (PSB), autor da proposta, não retornou nossas ligações.

A prefeitura de Natal se responsabilizará pela triagem e reciclagem do material coletado por meio de leilões específicos. Segundos dados da prefeitura os cerca de 700 mil habitantes de Natal produzem aproximadamente 1.300 toneladas de resíduos urbanos por dia.

A nova lei também inclui um programa de conscientização por meio da distribuição de materiais informativos à população e campanhas específicas na imprensa local.