Notícia

Cordero Virtual

Prefeitura de Limeira participa de evento de inovação em Campinas e troca experiências

Publicado em 06 abril 2016

A Prefeitura de Limeira participou nesta terça-feira, 5 de abril, da 1ª edição do Innovation Day, encontro realizado no Techno Park, em Campinas, que discutiu temas como cultura de inovação, inteligência de negócios e internacionalização de empresas. O objetivo foi trocar experiências, buscando especialmente o desenvolvimento do Parque Tecnológico de Limeira. O prefeito Paulo Hadich esteve presente e destacou a importância da inovação para as cidades.

O evento foi marcado por palestras, mesas redondas com especialistas e estudos de cases de sucesso, promovendo ainda a interação entre os participantes.

Segundo Hadich, a inovação deve ser o norte do desenvolvimento de Limeira. "Transformando a ciência em negócios, iremos construir o futuro da nossa cidade. Limeira é hoje a próxima fronteira do desenvolvimento no Estado de São Paulo e devemos explorar este potencial", afirmou.

Atualmente, o prefeito vem implantando o Parque Tecnológico, instalado no Parque Nossa Senhora das Dores. O local já conta com a Incubadora de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os próximos passos serão a instalação do Centro de Inovação, que terá laboratórios para pesquisa e desenvolvimento. Haverá ainda 25 lotes de 500 metros quadrados para empresas que queiram trabalhar na área e já foi lançado o edital do Distrito Industrial Tecnológico, com mais 95 terrenos. Toda esta estrutura será gerida pela AAIL (Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira), uma organização social de pesquisa e desenvolvimento tecnológico sem fins lucrativos.

Na última semana, reunião realizada na Unicamp, com a participação do prefeito e do reitor José Tadeu Jorge, definiu a inserção da universidade no projeto do Parque Tecnológico do município.

A Unicamp irá auxiliar as empresas no desenvolvimento de projetos de inovação e terá um espaço próprio, em área de 2.265 metros quadrados. O Parque Tecnológico também contará com o suporte da Agência de Inovação Inova Unicamp e a parceria da FT (Faculdade de Tecnologia) e FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas).

O diretor executivo da Inova Unicamp, Milton Mori, destacou a importância da proximidade das empresas de base tecnológica com a universidade, em especial as chamadas "empresas-filhas da Unicamp", formadas geralmente por ex-alunos. Atualmente, são 286 empresas-filhas ativas no mercado, que empregam 19,2 mil pessoas e faturam anualmente mais de R$ 3 bilhões.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho, o fortalecimento dos Parques Tecnológicos permite a captação de recursos e fomenta o investimento em melhorias no município.

Responsável pela Incubadora de Ciências, Tecnologia e Inovação de Limeira, Marcela Hipólito considerou a participação no evento bastante importante para o desenvolvimento do Parque Tecnológico, especialmente pelo contato com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país.

"Foram ainda apresentados cases de sucesso e foi possível perceber que estamos no caminho certo. Fazer um bom plano de negócios e ter toda esta assessoria da incubadora é um diferencial", declarou.

A incubadora conta hoje com oito projetos incubados, três na modalidade não residente, ou seja, desenvolvidos de modo remoto, mas com suporte gerencial, e cinco residentes.

Conforme Marcela, restam quatro vagas e os interessados terão até a primeira quinzena de maio para se inscrever. O telefone de contato é o (19) 3445-5112.