Os profissionais terão carga horária que variam de 12 a 40 horas semanais, de acordo com a especialidade.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), convocou, por meio de edital publicado em Diário Oficial, nesta terça-feira (19), quase 60 médicos que estavam inscritos no cadastro de médicos temporários da pasta. Esses profissionais irão atuar em diversas áreas e reforçarão o atendimento nas unidades do município.
No total foram 58 profissionais que deverão se apresentar para assumir a vaga conforme designado no edital n. 5 da Sesau, disponível na edição de n. 7.430 do Diogrande. Na publicação também está disponível todos os documentos que os candidatos aprovados devem apresentar no ato da apresentação.
Dentre os profissionais convocados foram chamados um infectologista, um médico de saúde mental, um de saúde da família e comunidade, um intervencionista, oito médicos ambulatoriais e 46 médicos clínicos gerais. Os profissionais terão carga horária que variam de 12 a 40 horas semanais, de acordo com a especialidade.
Caso o candidato não se apresente dentro do prazo de três dias úteis, a contar da data previamente estipulada em edital, será considerado desistente, perdendo o direito à vaga. As apresentações estão previstas a partir desta manhã.
A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu, nesta segunda-feira (18), cerca de 9.700 doses da vacina contra influenza para início da Campanha Nacional, no próximo fim de semana. O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan e enviado pelo Ministério da Saúde, é do tipo trivalente. Isso significa que conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
O Núcleo de Imunização agora trabalha na logística de distribuição das doses para todas Unidades Básicas de Saúde que iniciam, na próxima segunda-feira (25), a aplicar vacinas para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A Pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Antes, porém, o NI faz neste fim de semana uma ação especial no Shopping Avenida Center. O ponto montado no local atende no sábado (23) e domingo (24) com vacinação contra gripe para o público-alvo e também vacinação contra a dengue para pessoas entre 4 e 59 anos.
Neste primeiro momento, a vacinação contra a gripe é direcionada apenas ao público-alvo, conforme descrito abaixo:
Priorizando a ampliação do diagnóstico da tuberculose, ações acontecerão em todas os Postos de Saúde com atividades educativas sobre a doença e oferta de exames
A Prefeitura de Dourados, através de uma parceria entre o CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase) e as UBS's (Unidades Básicas de Saúde), irá reforçar durante todo o mês de março, as ações voltadas ao controle da tuberculose no município, na intenção de expandir o diagnóstico da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, bactéria que quase sempre afeta os pulmões. É transmitida de pessoa para pessoa através do ar e os sintomas da doença incluem tosse por mais de três semanas, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores noturnos. A doença é considerada um problema de saúde pública mundial, e o Brasil, por sua vez, ocupa 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ela ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.
Com o intuito de promover a ampliação do diagnóstico da doença e em alusão ao mês de conscientização e combate à tuberculose, o “Março Vermelho”, e ao dia 24 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à doença, as Unidades de Saúde de Dourados vão intensificar a busca por pacientes que apresentem sintomas sugestivos, ofertarão exames e divulgarão durante todo o mês, informações sobre a tuberculose para a população, destacando que o diagnóstico e o tratamento, que leva à cura da doença, estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante o “Março Vermelho” a população será alertada que o diagnóstico precoce da tuberculose é fundamental para iniciar o tratamento no tempo correto e aumentar as chances de cura, principalmente entre as pessoas que têm maior risco para sintomas graves, como idosos, diabéticos, indígenas, pessoas institucionalizadas e imunodeprimidos. As pessoas com sintomas da doença devem procurar uma unidade de saúde mais próxima a sua residência, para avaliação e realização dos exames. É importante, também, que os contatos mais próximos de uma pessoa com resultado positivo para a tuberculose sejam testados.
Espera-se que as ações desenvolvidas sejam um impulsionador para o aumento na busca por casos novos de Tuberculose, além do acréscimo nas solicitações de exames laboratoriais, trazendo assim o alcance das metas propostas pelo Ministério da Saúde para a investigação desta doença.
Nesse sentido, o CRTH e as equipes da Atenção Primária pretendem fortalecer durante todo o mês de março as atividades educativas e divulgação de informações sobre a tuberculose, visando à qualidade dos serviços e priorizando a busca por casos novos e tratamento precoce, como estratégias importantes para o controle desta doença em nosso município.
Conforme o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, a estratégia Aluno Imunizado têm se consolidado no Estado desde o ano de 2023
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização e PSE (Programa Saúde na Escola), e a SED (Secretaria de Estado de Educação), realizam entre os dias 18 de março e 19 de abril a estratégia ‘Aluno Imunizado', voltada para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade de Mato Grosso do Sul.
Conforme o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, a estratégia Aluno Imunizado têm se consolidado no Estado desde o ano de 2023. “Essa ação é fundamental para retomada das altas coberturas vacinais vivenciadas no passado. Esse trabalho, articulado entre saúde e educação, tem gerado resultados positivos e a expectativa é boa em relação a campanha de 2024. Neste ano a novidade é que a campanha vem acompanhada de incentivo financeiro aos municípios e Estado para custeio das ações via Ministério da Saúde”, assegurou Frederico.
A ação tem como objetivo promover a integração e a comunicação entre UBS (Unidade Básica de Saúde) e escolas, de forma a ampliar o alcance de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis para a adoção de estratégias de vacinação no âmbito escolar.
Para a gerente Atenção à Saúde do Adolescente da SES e técnica do PSE, Carla Costa, o PSE tem como um dos seus eixos a verificação da situação vacinal e a estratégia ‘Aluno Imunizado' é uma ótima oportunidade para compartilhar as informações sobre as vacinas e sensibilizar a todos sobre a importância de manter as cadernetas ou cartões de vacinação atualizados.
“É uma ação fundamental porque busca conscientizar não só os alunos, mas as escolas, as famílias e toda a comunidade sobre a importância da vacinação como forma de prevenção, proteção, autocuidado e preocupação com o outro, garantindo assim que todos, mas principalmente nossas crianças, adolescentes e jovens, estejam realmente protegidos”, explica Carla.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde. As crianças e adolescentes deverão ter a autorização dos pais para a aplicação das vacinas em ambiente escolar.
A estratégia envolverá escolas estaduais e municipais, conforme o cronograma municipal enviado a SES. Cada município ficará responsável por articular a comunidade escolar, além da definição de fluxo, os documentos necessários para a vacinação dos alunos nas escolas.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)