Notícia

Diário de Notícias online

Prefeito participa de Fórum de Inovação e Desenvolvimento

Publicado em 21 outubro 2016

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na última quinta-feira (20), da abertura da terceira edição do “Inova Campinas - Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado” no auditório do Instituto Agronômico de Campinas. O objetivo do evento, que tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, é promover oportunidades de negócios reunindo grandes empresas, startups e instituições de pesquisa.

O Fórum terá ainda debates sobre ações estratégicas, que visam fomentar a criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento e do habitat de inovação, criatividade e competitividade na região de Campinas. Paralela à exposição de tecnologias e startups (empresas jovens e de pequeno porte, que desenvolvem projetos no segmento de pesquisa em tecnologia), no hall do instituto, serão apresentadas palestras nestas quinta e sexta-feira, 20 e 21, no auditório. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O prefeito enfatizou a vocação do município para a inovação e citou a criação da Lei 14.920, a primeira no país para incentivar as empresas startups. “Este Fórum é de suma importância para Campinas, que hoje já é conhecida no Brasil inteiro como a capital da inovação. Queremos mostrar para as pessoas que esse tipo de investimento traz oportunidade de negócio, movimenta a economia, traz um novo olhar sobre processos de trabalho, o que impacta positivamente na vida das pessoas, seja gerando empregos, seja melhorando esses processos.

Samuel Rossilho, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo disse que Campinas vai consolidar e fortalecer a vocação como cidade inovadora, além de continuar incentivando instalação de novas empresas. “Hoje já temos cerca de duas mil empresas de base tecnológica que vieram incentivadas pela Prefeitura, através da lei de incentivo fiscal. É a maior concentração do Brasil de empresas de tecnologia. Nossa lei para beneficiar as empresas iniciantes, as startups, foi a primeira do país e já está sendo copiada por diversos outros municípios”, conta Rossilho.

A 3º edição do InovaCampinas conta com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da Fapesp, da Somorelate Business Development e da Terras do Barão Empreendimentos.

Apoiam o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a ACS, a Incamp, a IMA, a Anpei, o SindusCon, a Inova Ventures Participações, o Núcleo Softex Campinas, o Movimento 100 Open Startups e a Baita Aceleradora./portal da prefeitura de Campinas