Notícia

Kalá

Prefeito participa de evento de 3 anos do Programa Sanidade em Agricultura Familiar

Publicado em 26 abril 2012

O prefeito de Lindóia, José Justino Lopes, acompanhado do diretor de Meio Ambiente e Agricultura, Miguel Cultrera e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Flávio Henrique Fioravante Bragato esteve na quarta-feira, 18, na sede da APTA de Monte Alegre do Sul, local escolhido para a apresentação do balanço de três anos do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) pelo Instituto Biológico – IB. Além da avaliação do programa, foi abordado, durante evento, o projeto FAPESP de monitoramento e controle estratégico de carrapato bovino e entregue equipamento de proteção individual (EPI) aos produtores cadastrados no programa.

Na ocasião, o prefeito aproveitou para solicitar mais agilidade na instalação das pontes metálicas nos Bairros dos Costas e Tijuco Preto. As cabeceiras das pontes, contrapartida do município, já estão prontas, restando, agora, a instalação da estrutura metálica. Justino também solicitou a adesão de Lindóia no programa Melhor Caminho, e protocolou oficio do vereador Bruno Tardelli, buscando verba para a aquisição de um trator agrícola.

O primeiro PROSAF foi realizado em 14 de abril de 2009 no Polo Leste Paulista/APTA Regional, em Monte Alegre do Sul. Nestes três anos, o programa já promoveu 32 eventos, com o total de 892 pessoas atendidas. O tipo de público beneficiado foi basicamente formado por produtores rurais na grande maioria (principalmente agricultores familiares). Também houve a participação de técnicos da extensão rural (CATI e prefeituras) e ainda estudantes. O programa atendeu 15 municípios paulistas, dos quais a grande maioria (10) se concentrou na região de abrangência do Polo Regional Leste Paulista.

A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Monika Bergamaschi prestigiou a apresentação, que também teve a participação de diversas autoridades da região.