Notícia

Diário de Pernambuco online

Prefeito João da Costa realiza transplante de rim nesta segunda-feira

Publicado em 10 outubro 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, realiza às 7h, desta segunda-feira, dia 11, no Hospital Samaritano, em São Paulo, transplante de rim doado pelo seu irmão Joselito Bezerra, de 43 anos, que chegou à capital paulista hoje pela manhã e está realizando todos os procedimentos pré-operatórios. Joselito é o único dos irmãos que possui antígenos leucocitários humanos (em ingles HLA) idênticos ao de João da Costa. O HLA indica que os tecidos de ambos são imunologicamente compatíveis como se os dois fossem gêmeos idênticos. O prefeito João da Costa tem seis irmãos (uma já falecida). Os exames de compatibilidade foram realizados nos cinco irmãos.

O médico que acompanha, no Recife, o prefeito neste processo é Dr Rui de Lima Cavalcati Neto, que indicou a equipe médica do Hospital Samaritano para realizar o procedimento. A cirurgia será realizada pelo Dr. José Carlos Costa Batista Silva, especialista neste tipo de intervenção desde a década de 90, tendo realizado mais de 2 mil cirurgias similares. O médico é livre docente em cirurgia vascular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, é pesquisador do CnPQ, da Fapesp, Caps, foi presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia da Regional São Paulo 2008-2009, é chefe da disciplina de cirurgia vascular do departamento de Cirurgia da Escola paulista de Medicina.

O Hospital Samaritano, em São Paulo, é uma instituição de referência em cirurgia de transpante renal no Brasil. A intervenção tem duração média de cinco horas. Após a cirurgia a equipe médica divulgará o primeiro boletim. Durante todo o domingo, o prefeito João da Costa recebeu vários telefonemas e mensagens de amigos como Fernando Lyra e Inocêncio Oliveira, além de lideranças comunitárias do Alto José do Pinho, Ibura, Coque, Três Carneiros, Dois Unidos.