Notícia

Gás Brasil

Pré-sal: tecnologia com mais precisão

Publicado em 07 junho 2011

A Petrobras, em parceria com o governo de São Paulo, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Tecnologia do Estado de São Paulo (Fapesp), está investindo R$ 38,7 milhões em instalações e equipamentos para garantir medições cada vez mais precisas para o desenvolvimento das reservas do pré-sal.

A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP) agora contam com laboratórios de Metrologia de Vazão de Óleo e de Ensaios Pesados, instalações que possibilitam uma calibração mais confiável dos instrumentos que medem a vazão de líquidos, além de testes mais exatos de estruturas e equipamentos.

Outra parte do montante foi destinada à microssonda Shrimp (Sensitive High Resolution Ion Micro Probe), que permite o estudo da idade de rochas e eventos geológicos sem a destruição do material, a única desse tipo na América Latina.

Para saber mais, leia a matéria "Tecnologia para produzir" (Parte 1, Parte 2 e Parte 3), publicada na última edição da Revista Petrobras.

FONTE: Revista Petrobras