Notícia

Organics News Brasil

Pré-natal terá exame de Zika vírus em São Paulo

Publicado em 16 dezembro 2015

Com o número crescente de casos de microcefalia relacionados ao zika vírus no país, o Estado de São Paulo anunciou que o teste do vírus será incluído no pré-natal das gestantes a partir de 2016.

A proposta do secretário da saúde, David Uip, prevê também exames em bancos de sangue e para as pessoas que farão transplante de órgão, além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Segundo Uip, ainda há dúvidas sobre o comportamento do zika vírus e para responder estas questões serão realizados estudos em universidades, com o apoio da Fapesp.

Já há indícios de que o vírus possa ser encontrado no sangue, no sêmen e no leite materno, no entanto não há evidências de que a doença possa ser transmitida por estes meios. Por isso, para o secretário, é necessário que o exame do vírus se torne rotina.

Segundo dados do Informe Epidemológico sobre Microcefalia, foram registrados, até o dia 05 de dezembro, 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 estados, sendo que Pernambuco registrou 804 casos – o maior índice nacional.