Notícia

Jornal Brasil

Prazos de três chamadas de propostas terminam nos próximos dias

Publicado em 04 novembro 2015

Três chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP encerram seus prazos de submissão nos próximos dias.

Os interessados têm até 16 de novembro para participar da chamada com a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), do Canadá; até o dia 18 para submeter projetos à chamada com a BioZeus Desenvolvimento de Produtos Biofarmacêuticos; e até o dia 19 para enviar propostas à chamada conjunta com o Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC), do Reino Unido.

A chamada com a AUF destina-se a projetos a serem desenvolvidos por equipes de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e por pesquisadores associados a instituições de pesquisa ou universidades membros da AUF em todo o mundo.

Duas modalidades de propostas serão aceitas. A primeira compreende projetos de pesquisa com objetivos comuns, nos quais as atividades dos pesquisadores de São Paulo e dos pesquisadores da AUF serão financiadas, respectivamente, pela FAPESP e pela AUF. As propostas de São Paulo devem ser apresentadas à FAPESP como Auxílio à Pesquisa - Regular.

A segunda modalidade envolve solicitações de recursos suplementares (seed funding) para apoiar o intercâmbio de pesquisadores no âmbito de projetos de pesquisa em andamento na FAPESP (Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica) e na AUF.

FAPESP e AUF destinarão até € 200 mil para o financiamento dos projetos selecionados.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9727.

Já a chamada com a BioZeus tem como objetivo selecionar e apoiar pesquisa acadêmica sobre novos compostos para aplicação em saúde humana: biológicos, pequenas moléculas quimicamente sintetizáveis ou ativos isolados e identificados extraídos de elementos da biodiversidade.

É necessário que os proponentes tenham interesse em gerar produtos que alcancem o mercado, sendo fundamental, portanto, que os projetos apresentados atendam necessidades médicas reais.

O total de recursos disponível para as propostas selecionadas é de até R$ 10 milhões (50% da FAPESP e 50% da BioZeus).

A chamada está aberta a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, públicas ou privadas, e segue as condições do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.

O texto completo da chamada pode ser acessado em www.fapesp.br/9720.

A chamada com o BBSRC destina-se a pesquisas voltadas à fabricação de biocombustíveis avançados. A intenção é reunir o conhecimento e a experiência de grupos de pesquisa do Brasil e do Reino Unido em projetos multidisciplinares e relevantes para os processos biológicos que sustentam abordagens integradas em biorrefinarias.

O lado britânico destinará até £ 5 milhões aos projetos selecionados. Organizações parceiras em São Paulo destinarão como contrapartida o equivalente em esforço de pesquisa a pesquisadores associados a instituições no Estado. Dessa forma, não se espera que as propostas tenham custos iguais de cada lado, devido às diferenças de câmbio e custos locais, mas sim esforços de pesquisa comparáveis.

Cada proponente no Estado de São Paulo deve submeter uma proposta de pesquisa para a FAPESP em uma das três modalidades de apoio oferecidas na chamada: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou São Paulo Excellence Chair.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9759

Fonte Agência FAPESP