Notícia

Jornal Brasil

Prazos de três chamadas de propostas terminam em outubro

Publicado em 25 setembro 2015

Três chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP encerram seus prazos de submissão no mês de outubro.

Interessados têm até o dia 1º para submeter propostas à seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Columbia University, em Nova York; até o dia 23 para participar da chamada de propostas com o Newton Fund; e até o dia 26 de outubro para enviar submissões ao SPRINT.

A chamada para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso destaca a atuação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Columbia University.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2006, ter nacionalidade brasileira e ser credenciados como docentes e orientadores em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9636.

Já a chamada para o Newton Fund é uma iniciativa da FAPESP, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e das fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), no Brasil, com a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido.

O objetivo é apoiar cientistas britânicos como visitantes ou, no caso da FAPESP, também como jovens pesquisadores que queiram começar suas carreiras em São Paulo, em oportunidades de pós-doutorado.

As instruções para a apresentação de propostas na modalidade pesquisador visitante estão publicadas em:www.fapesp.br/en/9583.

As instruções para a apresentação de propostas na modalidade jovem pesquisador estão publicadas em: www.fapesp.br/en/9584.

Na terceira chamada de propostas em 2015 do SPRINT (São Paulo Researchers in International Collaboration), as instituições parceiras da FAPESP que participam são: CNRS e Groupe des Écoles Centrales, da França; Institute of Education - University of London, do Reino Unido; Texas Tech University, University of California Davis, University of Illinois, University of Maryland, University of North Carolina - Charlotte e Vanderbilt University, nos Estados Unidos.

O SPRINT é uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da FAPESP. Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o SPRINT tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente para as submissões de propostas de mobilidade (seed funding).

A chamada de propostas do SPRINT considera ainda propostas em parceria com pesquisador cuja instituição financiadora não tem acordo vigente com a FAPESP.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9591.

Fonte Agência FAPESP