Notícia

Esteta

Prazos de três chamadas de propostas terminam em fevereiro

Publicado em 04 fevereiro 2015

Três chamadas de propostas lançadas pela FAPESP terão o prazo encerrado em fevereiro.

 

O primeiro prazo a vencer, em 13 de fevereiro, é o da chamada de propostas lançada em conjunto com a empresa de medicamentos Biozeus, para a seleção de projetos que tenham potencial de gerar produtos inovadores em saúde humana.

 

O objetivo da iniciativa é apoiar pesquisas acadêmicas sobre novos compostos biológicos, pequenas moléculas quimicamente sintetizáveis ou ativos isolados e identificados extraídos de elementos da biodiversidade para a aplicação em saúde humana.

 

O acordo firmado em novembro entre a FAPESP e a empresa brasileira prevê a seleção de projetos de pesquisas a serem desenvolvidos por pesquisadores de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo e pesquisadores da Biozeus. A chamada está publicada em www.fapesp.br/9152.

 

No dia 26 de fevereiro termina o prazo para recebimento de pré-propostas para a chamada da FAPESP lançada em conjunto com a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.

 

As duas instituições convidaram pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio dos programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.

 

Os pesquisadores responsáveis pelas pré-propostas enquadradas serão convidados para a submissão de propostas completas, que devem ser enviadas à FAPESP até 9 de abril de 2015. A duração do projeto de pesquisa deve ser de cinco anos, com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais. A chamada está em www.fapesp.br/9246.

 

E, no dia 27 de fevereiro, termina o prazo para o envio de propostas para a chamada lançada pela FAPESP e pela Glaxo SmithKline Brasil (GSK) a fim de estabelecer um centro de excelência em pesquisa básica orientada.

 

Com a participação de cientistas que trabalham em instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas no Estado de São Paulo e cientistas da GSK, o futuro centro, cujo formato será o de um Centro de Pesquisa em Engenharia da FAPESP, será voltado ao avanço da pesquisa básica e ao desenvolvimento de fármacos que possam responder a necessidades médicas não atendidas.

 

Deverão ser contempladas as áreas de doenças respiratórias, doenças metabólicas, imunologia-inflamação e antibacterianos-antivirais. A chamada de propostas está disponível, em inglês, www.fapesp.br/9111.

 

Agência FAPESP