Notícia

Jornal Brasil

Prazos de três chamadas da FAPESP terminam nos próximos dias

Publicado em 31 agosto 2015

Três chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP encerram seus prazos para submissão de propostas no início de setembro.

Interessados têm prazo até o dia 1º para submeter propostas à chamada FAPESP – NWO (Netherlands Organisation for Scientific Research), que selecionará projetos colaborativos em instrumentação avançada em astronomia. As propostas deverão ser escritas em conjunto por pesquisadores associados a instituições no Estado de São Paulo e na Holanda e devem refletir a colaboração entre as partes.

No Estado de São Paulo, as propostas poderão ser submetidas por pesquisadores associados a instituições de pesquisa no estado para as modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.

A chamada de proposta está publicada em www.fapesp.br/en/9448.

No dia 2 de setembro encerra-se o prazo para apresentação de propostas à chamada Understanding and Sustaining Brazilian Biome Resources, lançada pela FAPESP em parceria com o NERC (Natural Environment Research Council) e recursos do Newton Fund. Serão destinados até £ 4 milhões para projetos colaborativos sobre biomas brasileiros, o papel da biodiversidade no funcionamento de ecossistemas, dos promotores e do impacto de mudanças e de alternativas de gerenciamento e de restauração.

A chamada de proposta está publicada em www.fapesp.br/en/9499.

A terceira chamada de propostas a se encerrar nos próximos dias foi lançada pela FAPESP e o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) para apoiar pesquisa acadêmica em “Sustentabilidade do Setor de Saúde Suplementar”. O prazo de submissão de propostas encerra-se em 4 de setembro.

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, públicas ou privadas, sem fins lucrativos. Os proponentes deverão atender às condições e restrições do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.

A chamada de proposta está publicada em www.fapesp.br/9501.

Fonte Agência FAPESP