Notícia

Jornal Brasil

Prazos de quatro chamadas de propostas terminam em agosto

Publicado em 04 agosto 2014

Quatro chamadas de propostas lançadas pela FAPESP encerram seus prazos para a submissão de projetos em agosto.

A primeira delas tem como data-limite para envio de projetos o dia 8. Trata-se da primeira chamada de propostas no âmbito de um acordo de cooperação entre a FAPESP e a Direction Générale Opérationnelle Economie, Emploi & Recherche du Service Public de Wallonie (DGO6), aberta a pesquisadores no Estado de São Paulo e na região da Valônia, na Bélgica.

Os temas de interesse da chamada são: Biotecnologia e saúde; Alimentos; Tecnologias verdes e desenvolvimento sustentável; Logística aplicada a biotecnologia, processamento e transporte de alimentos; Aeronáutica e espaço; e Mecânica.

As propostas deverão incluir um líder na Valônia e um no Estado de São Paulo. Pela DGO6 podem participar pequenas e médias empresas, universidades e centros de pesquisa. A chamada está disponível em http://www.fapesp.br/en/8587.

Outras duas chamadas são para o Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), nas modalidades Capacitação e Institucional, com prazo para apresentação de propostas encerrando no dia 25.

A modalidade Capacitação apoia o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo. A chamada está disponível em: www.fapesp.br/8756

Na modalidade Institucional, instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo recebem apoio ao registro e licenciamento de propriedade intelectual criada a partir dos resultados de pesquisas financiadas pela FAPESP. A chamada pode ser lida em www.fapesp.br/8757

A quarta chamada de propostas, cujo prazo termina em agosto, é a que foi lançada pela FAPESP e a Intel, por meio de seu University Research Office.

A chamada está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, que podem submeter propostas de pesquisa relacionadas à segurança sobre canais colaterais para dispositivos baseados em systems-on-a-chip (SoC) para Internet of Things (IoT).

As propostas serão recebidas até o dia 29. A chamada está disponível em: www.fapesp.br/8701

Fonte: Agência FAPESP