Notícia

Esteta

Prazos de duas chamadas de propostas encerram no final de junho

Publicado em 03 junho 2016

Duas chamadas de propostas de pesquisa terão seus prazos de submissão encerrados no final deste mês. FAPESP, British Council e Agencia Nacional de Investigación e Innovación de Uruguay (ANII) recebem projetos para a realização de workshops até o próximo dia 27. E com a Netherlands Organization for Scientific Research (NWO), da Holanda, a FAPESP aceitará propostas em “Pesquisa Baseada em Dados sobre Esportes e Vida Saudável” até o dia 30.

A chamada com o British Council e a ANII foi anunciada em abril no âmbito do programa Researcher Links, apoiado pelo Newton Fund, do Reino Unido. O objetivo da iniciativa é fornecer apoio financeiro para que pesquisadores em início de carreira – do Estado de São Paulo, do Reino Unido e do Uruguai – participem de workshops que permitam construir relações para futuras colaborações e estimular oportunidades de carreira.

Podem ser enviadas propostas em qualquer disciplina ou área multidisciplinar dentro dos seguintes temas: Gerenciamento de recursos naturais; Saúde; Agricultura e produção de alimentos; Energia renovável e alternativa e fontes renováveis; Ciências sociais; Direitos humanos; Urbanização e desenvolvimento sustentável; Adaptação às mudanças climáticas e resiliência; e Doenças negligenciadas.

Os workshops serão realizados em inglês e devem ocorrer entre 1º de novembro de 2016 e 31 de março de 2017, no Estado de São Paulo ou no Uruguai. Até 42 pesquisadores poderão participar de cada evento.

Três pesquisadores líderes coordenarão os workshops: um de instituição no Reino Unido, um de instituição no Estado de São Paulo e o outro de instituição no Uruguai.

Coordenadores do Estado de São Paulo devem ser ou ter sido pesquisadores responsáveis ou principais em projetos apoiados pela FAPESP em ao menos uma das seguintes linhas de fomento: Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

A chamada de propostas está publicada na íntegra (em inglês) em www.fapesp.br/en/10183.

Já a chamada com a NWO tem três temas como foco: 1) Estatística e Bioinformática; 2) Esportes: Performance e Tecnologia; 3) Vida Saudável e Prevenção.

Os valores solicitados pelos proponentes deverão ser utilizados para cobrir despesas de pesquisa e de mobilidade, sempre de acordo com as normas de cada organização. O orçamento total disponível para a chamada é de aproximadamente € 4,0 milhões.

Em São Paulo, as propostas poderão ser submetidas por pesquisadores formalmente vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado, como Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático ou Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória e deve ser realizada até o dia 13 de junho.

A chamada de propostas está publicada na íntegra (em inglês) em www.fapesp.br/en/10243.

Agência FAPESP