Notícia

Planeta Universitário

Prazos de duas chamadas de propostas encerram na primeira quinzena de julho

Publicado em 23 junho 2016

Duas chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP terão seus prazos de submissão encerrados na primeira quinzena do mês de julho. Os interessados têm até o dia 13 para submeter projetos ao Researcher Connect 2016, anunciado em parceria com o British Council, com apoio do Newton Fund; e até o dia 15 para enviar propostas à chamada com o Cognitive Science and Technology Council of Iran (CSTC).

A oportunidade anunciada no âmbito do programa Researcher Connect tem o objetivo de apoiar a realização de cursos de curta duração voltados ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica.

A mesma oportunidade é oferecida a outros estados brasileiros, pelas respectivas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada de propostas, em articulação com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Os cursos poderão ter os seguintes focos: “Focus on writing”, “Focus on collaborative research and funding” e “Focus on core academic skills”. Terão duração de três dias, com módulos de oito horas por dia, serão ministrados em inglês e treinarão grupos de no mínimo 20 pesquisadores de qualquer disciplina ou área multidisciplinar. Deverão ocorrer entre 1º de setembro de 2016 e 1º de março de 2017.

As condições para a submissão de propostas estão detalhadas em britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-connect-confap-fapesp-2016-2017.

Os proponentes do Estado de São Paulo também devem considerar as instruções descritas na página fapesp.br/10311.

Já a chamada lançada com o CSTC apoiará pesquisas colaborativas no campo interdisciplinar de Estudos sobre o Cérebro e Cognição. O objetivo é formar e reforçar colaborações entre grupos de pesquisadores brasileiros e iranianos, bem como transferir e desenvolver serviços e ferramentas cognitivas.

Os temas de pesquisa são: Mapeamento do Cérebro Humano; Ferramentas e Serviços de Avaliação Cognitiva e de Reabilitação; Desenvolvimento de Ferramentas para Interface Cerebral em 4D (Temporal, Elétrica, Química e Óptica); Estudos Cognitivos e sobre o Cérebro para Educação; e Cognição Social.

Para os candidatos do Estado de São Paulo, as propostas deverão ser submetidas à FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular. Para os candidatos do Irã, as propostas deverão ser submetidas de acordo com o quinto anúncio para projetos de pesquisas do CSTC.

A chamada de propostas está publicada (em inglês) em fapesp.br/en/10220

Agência FAPESP