Notícia

Jornal Brasil

Prazos de chamadas da FAPESP terminam nos próximos dias

Publicado em 13 julho 2015

Três chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP encerram seus prazos para submissão de propostas na segunda quinzena de julho.

 

Interessados têm prazo até o dia 17 para submeter propostas à chamada com o Innovation Fund Denmark; até o dia 22 para a chamada com o Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) e até o dia 27 de julho para o SPRINT.

 

A chamada lançada pela FAPESP com o Innovation Fund Denmark tem como foco a pesquisa conjunta na área de ciência de alimentos. As propostas devem ser elaboradas em conjunto por pesquisadores brasileiros e dinamarqueses. No Estado de São Paulo, são elegíveis pesquisadores que atendam aos critérios da FAPESP para submissão de propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Temático. Na Dinamarca, a chamada está aberta a qualquer proponente dinamarquês que atenda aos critérios de elegibilidade do Innovation Fund.

 

A chamada de proposta está publicada em www.fapesp.br/9399.

 

A chamada FAPESP-BBSRC prevê a criação de centros colaborativos virtuais para pesquisas sobre o uso de nitrogênio na agricultura e integra as atividades do Newton Fund nos conselhos britânicos Biotechnology and Biological Sciences Research Council e Natural Environment Research Council (NERC) e envolve parceiros no Brasil, na Índia e na China.

 

No Brasil, a chamada tem apoio da FAPESP e de outras fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs) e articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

 

A chamada de proposta está publicada em www.fapesp.br/en/9477.

 

Na segunda chamada de propostas em 2015 do SPRINT (São Paulo Researchers in International Collaboration), as instituições parceiras da FAPESP que participam são: Bangor University e Queens University of Belfast, do Reino Unido; Universidade de Salamanca, da Espanha; University of California Davis e University of Miami, dos Estados Unidos; University of Münster, da Alemanha; e University of New South Wales e University of Sydney, da Austrália.

 

O SPRINT é uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da FAPESP. Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o SPRINT tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente para as submissões de propostas de mobilidade (seed funding).

 

A chamada de propostas do SPRINT considera ainda propostas em parceria com pesquisador cuja instituição financiadora não tem acordo vigente com a FAPESP.

 

A chamada de proposta está publicada em www.fapesp.br/9364.

Fonte Agência FAPESP 13/07/2015